Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Comemorações do centenário de Vergílio Ferreira começam hoje

A Câmara Municipal de Gouveia inicia hoje as comemorações do centenário do nascimento do escritor Vergílio Ferreira, com um ciclo que inclui diversas atividades e terminará em janeiro de 2017.

Comemorações do centenário de Vergílio Ferreira começam hoje
Notícias ao Minuto

08:45 - 28/01/16 por Lusa

Cultura Gouveia

O ciclo comemorativo tem início no dia em que se assinalam os cem anos do nascimento do escritor, a 28 de janeiro de 1916, na aldeia de Melo, no concelho de Gouveia, distrito da Guarda.

A autarquia de Gouveia, presidida por Luís Tadeu, adianta que as comemorações arrancam com três dias de atividades, de hoje a sábado, e incluem, entre outros momentos, o lançamento da reedição das obras de Vergílio Ferreira (pela editora Quetzal), a reposição de um busto do escritor na praça de São Pedro, no centro da cidade de Gouveia, a inauguração de uma exposição e a realização de um colóquio.

As comemorações contarão com a presença do ministro da Cultura, João Soares, e de "um conjunto alargado de individualidades que conviveram ou privaram" com o escritor, que morreu a 01 de março de 1996.

As atividades, de acordo com o município, têm início hoje, às 10:00, com o lançamento de um postal, selo e carimbo dos CTT, alusivos à data, seguindo-se, uma hora depois, a apresentação da reedição integral das obras de Vergílio Ferreira.

Hoje à tarde, às 15:00, o escritor Francisco José Viegas, responsável pela edição da Quetzal, vai estar na Escola Secundária de Gouveia.

Sexta-feira, às 11:00, com a presença do ministro da Cultura, João Soares, terá lugar a cerimónia de reposição do busto de Vergílio Ferreira, na praça de São Pedro.

Para as 11:30, o Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta tem agendada a inauguração da exposição 'Vergílio Ferreira: Os caminhos da escrita ou o fascínio da arte', que ficará patente ao público até 26 de março. Meia hora depois, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Gouveia, decorrerá a sessão solene das comemorações.

No sábado, às 15:00, no auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, será realizado o colóquio 'Vergílio Ferreira: Evocação, evocações', com a presença de diversas personalidades que, segundo os promotores, "conviveram ou privaram, em algum momento, com o autor".

Fernanda Irene Fonseca, Francisco José Viegas, Liberto Cruz, Eduardo Pereira, José Gameiro e Alípio de Melo são os nomes já confirmados.

"O colóquio pretende evocar um dos mais marcantes escritores de Língua Portuguesa, mas também passar para o público aspetos menos conhecidos ou pouco abordados sobre o intelectual, o amigo e o professor", afirma a autarquia de Gouveia.

O dia termina com a representação do monólogo 'Em memória ou a vida inteira dentro de mim', baseado no romance 'Até ao fim', de Vergílio Ferreira, no Teatro Cine de Gouveia (21:30), com interpretação do ator Pompeu José.

A Câmara Municipal de Gouveia adianta ainda que as comemorações do centenário do nascimento de Vergílio Ferreira prosseguirão ao longo de um ano, encerrando no dia 28 de janeiro de 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório