Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Planeta Tangerina nomeada editora do ano em Bolonha

A editora portuguesa Planeta Tangerina, que se dedica à literatura para a infância e juventude, está nomeada para o prémio de editora do ano pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, Itália, foi esta sexta-feira anunciado.

Planeta Tangerina nomeada editora do ano em Bolonha
Notícias ao Minuto

20:05 - 08/03/13 por Lusa

Cultura Feira do Livro

Esta é a primeira vez que a mais importante feira do mundo dedicada ao livro infantil - que decorrerá no fim do mês - atribui um prémio à melhor editora, juntando-se às distinções que anualmente reconhecem os melhores livros nesta área.

"É muito bom estar nomeado", disse à Lusa a escritora e co-fundadora da Planeta Tangerina, Isabel Minhós Martins, tendo em conta a qualidade e quantidade de editoras que existem em todo o mundo dedicadas à literatura para jovens e crianças.

Os nomeados estão repartidos por continentes e no caso da Europa foram seleccionadas a Planeta Tangerina, a Baobab & Gplusg (República Checa), a Edizioni EL (Itália), a Editions Thierry Magnier (França) e a Beltz & Geldberg (Alemanha).

Destaque ainda para a nomeação da editora brasileira Cosac Naify na região da América do Centro e Sul.

A Planeta Tangerina, uma pequena editora independente fundada em 1999, consolidou-se no mercado com a edição de álbuns ilustrados e conteúdos para os leitores mais novos, mas com uma linha editorial que defende a leitura partilha das histórias com os adultos.

Entre os mais de 30 títulos já editados contam-se 'Quando eu nasci', 'Andar por aí', 'Cá em casa somos...', 'O livro dos quintais' e 'Coração de mãe', estando traduzidos para várias línguas e recomendados para o Plano Nacional de Leitura.

No ano passado a editora estreou-se na literatura para adolescentes com o livro "O caderno vermelho da rapariga karateca", com texto de Ana Pessoa e trabalho gráfico de Bernardo Carvalho.

Há vários anos que a Planeta Tangerina tem marcado presença regular na feira de Bolonha, mas este ano é a primeira vez que assume o risco de estar num stand em nome próprio.

"Decidimos arriscar, porque um stand não é só ter duas cadeiras e uma mesa para reuniões, serve também como montra do nosso trabalho", explicou Isabel Minhós Martins.

Em Março, quando decorrer esta feira de negócios, a editora já levará alguns títulos novos em carteira - alguns já impressos, outros ainda em maqueta - como um álbum com texto de Manuela Costa Neves com ilustração de Yara Kono, um livro sem texto de Bernardo Carvalho e uma obra para jovens, assinada por Carla Maia de Almeida.

Este ano a Planeta Tangerina viu já reconhecido pela feira, com uma menção, o livro 'A ilha', de João Gomes de Abreu e Yara Kono, na categoria de 'Primeira obra'.

Pela segunda vez, a editora portuguesa está também nomeada para o prémio sueco Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA), no valor de 500 mil euros, sendo o vencedor anunciado durante a realização da feira de Bolonha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório