Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Festival Córtex de Sintra, de curtas-metragens, sob o signo da infância

A infância será o tema dominante da sexta edição do Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra, marcado para fevereiro, no Centro Cultural Olga Cadaval, hoje apresentado em Lisboa.

Festival Córtex de Sintra, de curtas-metragens, sob o signo da infância
Notícias ao Minuto

19:31 - 21/01/16 por Lusa

Cultura Lisboa

"Não queríamos programar a infância de Victor Erice, François Truffaut ou Carlos Saura, mas sim uma infância biográfica que afectasse todo o percurso da vida adulta até à morte", afirma a organização.

Essa marca da infância terá reflexos logo na abertura do Córtex, a 18 de fevereiro, com a exibição de três filmes do realizador britânico Terence Davies: 'Children' (1976), 'Madonna and the child' (1980) e 'Death and Transfiguration' (1983).

Esta trilogia, que acompanha períodos distintos da vida de Robert Tucker, um alterego do realizador, coloca Terence Davies "no mapa cinematogra´fico como um dos cineastas brita^nicos mais originais do final do século XX", afirma a organização.

A competição nacional e internacional contará com trinta filmes da Índia, Alemanha, Israel, Polónia ou Rússia.

'A glória de fazer cinema em Portugal', de Manuel Mozos, 'Fora da vida', de Filipa Reis e João Miller Guerra, 'Maria do mar', de João Rosas, 'Outubro acabou', de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes, e 'Pronto era assim', animação de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, estão integrados na competição nacional.

Até ao dia 21, o festival contará ainda com uma programação de "curtas" para crianças - o Mini Córtex -, feita em parceria com o Monstra Lisboa, e uma secção, intitulada 'Hemisfério', com filmes selecionados pelo Motovun Film Festival, da Croácia.

O júri desta edição do Córtex integra Miguel Valverde, Joana Ferreira, João Braz, Igor Mirkovic e Joana Santos.

Toda a programa está disponível aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório