Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Este ano celebra-se o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira

A Câmara Municipal de Gouveia anunciou hoje que inicia no dia 28 um ciclo comemorativo do centenário do nascimento do escritor Vergílio Ferreira, que inclui diversas atividades e que terminará em janeiro de 2017.

Este ano celebra-se o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira
Notícias ao Minuto

11:47 - 20/01/16 por Lusa

Cultura Gouveia

A autarquia de Gouveia, presidida por Luís Tadeu, refere em comunicado que vai dar início às comemorações com um programa de atividades a realizar nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, que contarão com a presença do ministro da Cultura, João Soares, e de "um conjunto alargado de individualidades que conviveram ou privaram" com o escritor.

O autor de ‘Manhã Submersa’ nasceu na aldeia de Melo, no concelho de Gouveia, distrito da Guarda, a 28 de janeiro de 1916 e morreu a 01 de março de 1996.

O ciclo comemorativo, que começa no dia em que se assinalam os 100 anos do nascimento do escritor inclui, entre outros momentos, o lançamento da reedição das obras de Vergílio Ferreira (pela editora Quetzal), a reposição de um busto na Praça de São Pedro, no centro de Gouveia, a inauguração de uma exposição e a realização de um colóquio.

Segundo a fonte, as atividades comemorativas iniciam-se no dia 28, às 10:00, com o lançamento de um postal, selo e carimbo dos CTT alusivos à data, seguindo-se, uma hora depois, o lançamento da reedição das obras de Vergílio Ferreira.

Na tarde daquele dia, às 15:00, o escritor Francisco José Viegas estará na Escola Secundária de Gouveia.

No dia seguinte, às 11:00, com a presença do ministro da Cultura, João Soares, terá lugar a cerimónia de reposição do busto de Vergílio Ferreira na Praça de São Pedro.

Para as 11:30, para o Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, está agendada a inauguração da exposição ‘Vergílio Ferreira: Os Caminhos da Escrita ou O Fascínio da Arte’, que ficará patente ao público até 26 de março, seguindo-se, meia hora depois, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Gouveia, a sessão solene das comemorações.

No dia 30, às 15:00, no auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, será realizado o colóquio ‘Vergílio Ferreira: Evocação, Evocações’, com a presença de diversas personalidades que, segundo os promotores, "conviveram ou privaram, em algum momento, com o autor".

Fernanda Irene Fonseca, Francisco José Viegas, Liberto Cruz, Eduardo Pereira, José Gameiro e Alípio de Melo são os nomes já confirmados, segundo a autarquia de Gouveia.

"O colóquio pretende evocar um dos mais marcantes escritores de Língua Portuguesa, mas também passar para o público aspetos menos conhecidos ou pouco abordados sobre o intelectual, o amigo e o professor", refere a organização na nota hoje divulgada.

O dia termina com a representação do monólogo ‘Em Memória ou a Vida Inteira dentro de Mim’, baseado no romance ‘Até ao Fim’, de Vergílio Ferreira, no Teatro Cine de Gouveia (21:30), com interpretação do ator Pompeu José.

A autarquia de Gouveia anuncia que as comemorações do centenário do nascimento de Vergílio Ferreira prosseguirão ao longo de todo o ano e encerram no dia 28 de janeiro de 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório