Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Mariana Tengner estreia 'Macha' divindade da mitologia celta

O espetáculo de dança 'Macha', de Mariana Tengner Barros, dedicado a uma divindade celta, numa criação do Ballet Contemporâneo do Norte (BCN), estreia-se na quarta-feira, em Lisboa.

Mariana Tengner estreia 'Macha' divindade da mitologia celta
Notícias ao Minuto

23:50 - 12/01/16 por Lusa

Cultura Coreógrafos

O espetáculo - com estreia marcada para quarta-feira, às 21:30, e que vai ser apresentado até sábado, na Galeria Zé dos Bois (ZBD) - resulta de uma ideia, coreografia e direção artística de Mariana Tengner Barros, em cocriação e interpretação de Susana Otero.

'Macha' tem ainda cocriação, música original e interpretação de PandemiCK (a.k.a. Jonny Kadaver), desenho e operação de luz de Daniel Oliveira e figurino de Susana Otero, por António MV.

O figurino de PandemiCK e Mariana Tengner Barros é assinado por Nuno Antunes, o texto é de Rogério Nuno Costa e a fotografia e vídeo, de Vitor D. Rosário.

De acordo com um texto de Rogério Nuno Costa sobre a peça, Macha é "uma importante figura da mitologia celta, divindade protetora dos mortos, deusa da fertilidade e da abundância, para com ela reconciliarmos o ar do tempo com o misticismo por ele recalcado, exaltando forças telúricas, eminentemente femininas, que sempre enformaram a nossa relação com o 'mundo'".

O espetáculo "será um ritual cósmico, uma romaria experimental, uma viagem transdimensional movida por forças do sublime, do oculto e do inconsciente coletivo", do qual o público será testemunha.

Mariana Tengner Barros apresentou, como criadora, os solos "And So?...The End" (2010), "Après Le Bain" (2011) e "The Trap" (2011), em Portugal, Inglaterra, França, Espanha e Bélgica.

Licenciou-se em dança pela Northern School of Contemporary Dance, no Reino Unido, em 2003, onde recebeu o prémio University of Leeds Arms Prize, por "Outstanding Achievement".

Mariana Tengner Barros é artista associada à EIRA, desde 2013, tendo sido artista residente de 2010 a 2012.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório