Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

'Aniki Bobo' comemora 70 anos no Fantasporto

O cineasta Manoel de Oliveira mostrou-se esta quarta-feira "sensibilizado" pelo "acolhimento excepcional" que teve no Teatro Rivoli, no Porto, durante a 33.ª edição do Fantasporto, que comemora os 70 anos da primeira longa-metragem do cineasta, 'Aniki Bobo'.

'Aniki Bobo' comemora 70 anos no Fantasporto
Notícias ao Minuto

21:39 - 06/03/13 por Lusa

Cultura Manoel de Oliveira

"Muito boa-noite e obrigada pelo vosso aplauso que me comove muito, 70 anos depois de estrear o 'Aniki Bobó'", começou por dizer o cineasta de 104 anos, perante uma plateia numerosa que o esperava no Rivoli para a exibição do seu filme.

O cineasta recordou que "quando [o filme] foi apresentado em Lisboa e no Porto, teve de ser retirado do ecrã por falta de público".

A longa-metragem foi então "muito mal acolhida pelo público, influenciado pela crítica" da época, acrescentou.

"Agora, passados 70 anos, tem um acolhimento excepcional e eu fico sensibilizado e reconhecido. Muito obrigado", rematou o realizador.

Manoel de Oliveira assistiu hoje à exibição de 'Aniki Bobó', uma longa-metragem de 1942, que conta as peripécias de infância de três crianças, Teresinha, Carlitos e Eduardo.

"É um filme que marcou o cinema mundial, é o primeiro filme do neo-realismo que foi feito a nível mundial", assinalou o director do festival Fantasporto, Mário Dorminsky.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório