Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Morte de Pierre Boulez é o "fim de uma época"

O diretor artístico da Casa da Música, António Jorge Pacheco, disse hoje que a morte do compositor e maestro francês Pierre Boulez, que aceitou ser artista em residência da instituição em 2012, significa "o fim de uma época".

Morte de Pierre Boulez é o "fim de uma época"
Notícias ao Minuto

18:25 - 06/01/16 por Lusa

Cultura Casa da Música

"Pierre Boulez foi muito mais do que um grande compositor e maestro, foi um pensador de uma inteligência fulgurante que deixa uma produção teórica da maior importância", afirmou, em comunicado, António Jorge Pacheco.

O diretor artístico da instituição do Porto sublinhou ainda "a enorme abertura de espírito e curiosidade intelectual de Boulez, que o levou a defender muitos jovens compositores que, não tendo nada com a sua escola de pensamento e linha estética, encontraram nela um maestro dedicado e generoso".

A residência de Boulez na Casa da Música, em 2012, não chegou a concretizar-se por questões de saúde do compositor, ficando por realizar "a vontade manifestada por Boulez em dirigir o Remix Ensemble (...) na apresentação, em estreia mundial, da versão final de 'Répons'".

"A relação de Pierre Boulez com a Casa da Música nasceu em 2001, por ocasião do Porto -- Capital Europeia da Cultura. Em janeiro desse ano, no Coliseu do Porto completamente lotado, Boulez dirigiu a Orquestra de Paris num concerto memorável", acrescentou a Casa da Música em comunicado, recordando que o maestro veio a ser condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago pelo então Presidente da República Jorge Sampaio, uma distinção entregue pelo ministro da Cultura José Sasportes.

O compositor e maestro francês Pierre Boulez morreu na terça-feira, aos 90 anos, em Baden-Baden, na Alemanha, onde vivia, revelou hoje a Philhamornie de Paris, citando a família.

"A presença dele continuará viva e intensa para todos os que o conheciam e gostavam da energia criativa, da exigência artística, da disponibilidade e da generosidade", afirma a família de Pierre Boulez no comunicado.

Pierre Boulez, que em 2012 esteve em destaque na programação da Casa da Música, é considerado um dos maiores nomes da música clássica contemporânea, enquanto maestro, teórico e compositor, pela incorporação de elementos da música eletrónica na clássica e pelo desenvolvimento de métodos de composição assentes, muitos deles, em princípios matemáticos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório