É uma menina gorducha de vestido encarnado e dentuça, que anda sempre acompanhada de um coelho de peluche azul, com o qual bate nos amigos mais brincalhões. Já sabe de quem estamos a falar? Para quem ainda não a reconheceu, trata-se da Mônica.
A personagem mais famosa do cartoonista brasileiro Maurício de Sousa ‘nasceu’ há 50 anos e o autor inspirou-se na própria filha para criar a boneca, que começou por ser uma personagem secundária, mas rapidamente roubou o protagonismo a 'Cebolinha'.
Para assinalar a data, estão previstos vários eventos, nomeadamente duas peças de teatro: ‘Mônica Mundi - Uma volta ao Mundo com a Turma da Mônica’, que estreou este fim-de-semana no Rio de Janeiro, e ‘Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta’, que estreia em Abril em São Paulo.
Além do teatro, a turma da Mônica também vai ter direito a uma programação especial na televisão, exposições por todo o país, um novo site e até novos produtos de merchandising, e bonecos retro (com a imagem dos primeiros desenhos) para os leitores mais antigos.