Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Violeta Lópiz vence prémio da bienal Ilustrarte 2016

A autora espanhola Violeta Lópiz venceu o Prémio Ilustrarte 2016, com as ilustrações do livro 'Amigos do peito', no âmbito da Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, que acontece em janeiro em Lisboa, revelaram à Lusa os organizadores.

Violeta Lópiz vence prémio da bienal Ilustrarte 2016
Notícias ao Minuto

10:00 - 10/12/15 por Lusa

Cultura Ilustração

A sétima edição da bienal Ilustrarte inaugura a 21 de janeiro no Museu da Electricidade, em Lisboa, apresentando obras de 50 ilustradores de todo o mundo, incluindo as ilustrações vencedoras de Violeta Lópiz para o livro "Amigos do peito", do autor Cláudio Thebas, publicado em 2014 pela Bruaá.

A partir de um passeio de uma criança por um bairro, "as imagens de Violeta Lópiz conseguem criar uma empatia imediata com o leitor ao revelar as ligações entre lugares, pessoas e afetos", sublinham os comissários da bienal, Eduardo Filipe e Ju Godinho.

Nascida em Ibiza em 1980, Violeta Lópiz fez as ilustrações do texto de Cláudio Thebas a convite da editora portuguesa Bruaá, tendo vivido uma temporada em Portugal em 2014 para a concretização do livro.

De acordo com Eduardo Filipe e Ju Godinho, a participação na Ilustrarte 2016 foi elevada, ultrapassando os 1.700 ilustradores, de 72 países, o que confirma "a implantação da bienal no panorama da ilustração mundial".

"As imagens selecionadas de 50 ilustradores formam um conjunto bastante eclético, marcado por uma grande diversidade de linguagens estéticas e técnicas", sublinham em comunicado.

O júri que escolheu os 50 ilustradores da bienal -- assim com a vencedora do prémio -- foi composto pelo ilustrador Serge Bloch, pelo editor e ilustrador Juanjo Oller, pela ilustradora Johanna Benz (vencedora da ILUSTRARTE 2014) e pela arquiteta Joana Astolfi.

Além de Violeta Lópiz, o júri atribuiu menções especiais à belga Ingrid Godon, ao espanhol Jesus Cisneros e à italiana Claudia Palmarucci e todos eles terão obra exposta no Museu da Electricidade.

Entre os ilustradores selecionados há também vários portugueses, nomeadamente Catarina Sobral, Joana Estrela, Teresa Lima e Daniel Moreira.

Em cada edição, a Ilustrarte dedica um núcleo em particular a um autor português que tenha sobretudo obra para a infância e juventude e a um ilustrador estrangeiro.

A escritora Alice Vieira e o autor e ilustrador francês Serge Bloch -- um dos criadores do elogiado livro 'Eu espero' - são as figuras escolhidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório