Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Museu do Design e da Moda inaugura mostra dedicada a José Espinho

Uma exposição com 90 peças dedicada ao designer pioneiro José Espinho (1915-1973), cujo trabalho abrange desde a arquitetura ao design de interiores, é hoje inaugurada, às 19:00, no Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa.

Museu do Design e da Moda inaugura mostra dedicada a José Espinho
Notícias ao Minuto

05:59 - 10/12/15 por Lusa

Cultura Designer

De acordo com o museu, a exposição intitula-se "José Espinho. Vida e Obra", e é inaugurada no piso 03 do MUDE, onde ficará até 17 de abril de 2016.

O MUDE destaca que, apesar de ter sido um dos pioneiros do design português, José Espinho continua "ainda hoje quase desconhecido do grande público".

Com programação e coordenação geral de Bárbara Coutinho, diretora do MUDE, curadoria de Graça Pedroso, design expositivo de Isabel Barbas, João Manuel Alves Arquitetos e Paula Guimarães, a mostra segue a linha de outras semelhantes dedicadas a António Garcia, Eduardo Afonso Dias e Miguel Arruda.

José Espinho é autor de uma obra vasta que vai da arquitetura de interiores ao design de produto, passando pelo design efémero, design expositivo, design gráfico, edição e ilustração, estas duas últimas áreas desenvolvidas em particular enquanto funcionário da Câmara Municipal de Lisboa.

Trabalhou com o arquiteto Keil do Amaral, António Garcia e Daciano Costa, entre outros, colaborou com os Móveis Olaio, marcando o design da histórica marca portuguesa, desde 1950 até ao início da década de 1970.

A exposição apresenta cerca de 90 peças de mobiliário e uma vasta documentação iconográfica que dá a conhecer muitos espaços interiores em que interveio, nomeadamente Teatro Micaelense, Cine-Teatro Monumental, Cervejaria Solmar, Hotel Mundial, Hotel Tivoli, Hotel Estoril-Sol, Casino do Estoril, Hotel Alvor, Hotel Trópico Luanda, na sua grande maioria desvirtuados ou demolidos, assinala o museu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório