Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Realizador Marlen Khutsiev recebe medalha de mérito em Portugal

O cineasta georgiano Marlen Khutsiev, a quem a Cinemateca dedica este mês um ciclo de cinema, receberá na sexta-feira a medalha de mérito cultural, atribuída pelo Governo português, anunciou aquele organismo.

Realizador Marlen Khutsiev recebe medalha de mérito em Portugal
Notícias ao Minuto

17:30 - 19/11/15 por Lusa

Cultura Cineasta

O realizador, de 90 anos, receberá a distinção no final da projeção do filme "Nevechernyaya -- Ainda não é noite", na Cinemateca, em Lisboa, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Nuno Vassallo e Silva.

"Há grandes cineastas que escapam durante muito tempo à atenção dos cinéfilos. Marlen Khutsiev é um deles", sublinha a Cinemateca Portuguesa na folha de programação dedicada ao cineasta e professor, que está ainda no ativo e a quem foi dedicado um ciclo integral em Lisboa.

"Muito pouco divulgado no mundo ocidental durante grande parte da sua vida, Khutsiev está agora a ser alvo de consagração internacional, tendo sido homenageado já este ano no Festival de Cinema de Locarno", recorda a Cinemateca.

Em 2014 o Lisbon & Estoril Film Festival dedicou-lhe também uma retrospetiva.

O ciclo "Marlen Khutsiev - Um segredo do cinema moderno" da Cinemateca contou com filmes como "Os dois Fedors" (1958), "Chuva de julho" (1967), "A porta de Illych", obra emblemática do realizador, e "Infinitas" (1911), premiado em Berlim.

A programação da Cinemateca inclui as várias versões de "A porta de Illych", nomeadamente a de 1962 - criticada por Nikita Khrouchev, então líder comunista na antiga União Soviética - a de 1965, renomeada "Tenoh vinte anos" e premiada em Veneza.

Em 1988, Marlen Khutsiev voltou a trabalhar no mesmo filme, naquela que a Cinemateca diz ser a "versão mais genuína", de novo com o título "A porta de Illych".

No dia em que recebe a distinção portuguesa, será exibido "Nevechernyaya -- Ainda não é noite", o filme inacabado, no qual o realizador tem trabalhado há quase uma década.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório