Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Inscrições para prémios da diáspora e Gulbenkian estão abertas

As candidaturas para a nova edição do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa e do Concurso Ideias de Origem Portuguesa, que juntos formam a iniciativa FAZ, estão abertas a partir de hoje, divulgou a Fundação Calouste Gulbenkian.

Inscrições para prémios da diáspora e Gulbenkian estão abertas
Notícias ao Minuto

12:00 - 17/11/15 por Lusa

Cultura Divulgação

De acordo com um comunicado da Gulbenkian, a iniciativa FAZ - Empreendedorismo inovador na Diáspora Portuguesa -- é promovida pela COTEC Portugal e pela Fundação Calouste Gulbenkian com o objetivo de aproximar a diáspora portuguesa do seu país.

"Esta parceria decorre da convicção de ambas as entidades na importância inequívoca da diáspora portuguesa, do valor do seu envolvimento e capitalização da riqueza das suas experiências, para o desenvolvimento de Portugal a nível económico, social e cultural", referiu a nota.

O Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa - promovido pela COTEC Portugal desde 2007 - pretende distinguir publicamente cidadãos portugueses que se tenham destacado pelo seu papel empreendedor e inovador no meio empresarial, mas também social ou cultural, no contexto das respetivas sociedades de acolhimento, onde se encontrem há mais de cinco anos.

Encontrar projetos de empreendedorismo social que façam a diferença nas áreas do ambiente e sustentabilidade, do diálogo intercultural, do envelhecimento e da inclusão social é o propósito do Concurso Ideias de Origem Portuguesa, criado em 2010 pela Fundação Calouste Gulbenkian.

De acordo com a nota, para participar do concurso basta constituir uma equipa que integre um cidadão português ou lusodescendente residente no estrangeiro e submeter um vídeo ilustrativo da ideia que se propõe.

No valor de 50 mil euros, o prémio deste concurso de ideias de empreendedorismo social dirigido à diáspora portuguesa é inteiramente destinado ao financiamento dos projetos, sendo 25 mil euros atribuídos ao vencedor, 15 mil euros ao segundo lugar e 10 mil euros ao terceiro.

As duas iniciativas têm, conjuntamente, vindo a dar a conhecer portugueses notáveis desde 2013.

As inscrições para concorrer a estas iniciativas estarão abertas até 29 de fevereiro de 2016.

Os interessados devem submeter as candidaturas nos respetivos sítios: www.cotecportugal.pt/diaspora e www.ideiasdeorigemportuguesa.org.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório