Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Metropolitana de Lisboa toca 4.ª Sinfonia de Mahler

A Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), sob a direção de Jean-Marc Burfin, com a soprano Patrycja Gabrel, como solista, apresenta no sábado, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, um programa constituído por peças de Gustav Mahler (1860-1911).

Metropolitana de Lisboa toca 4.ª Sinfonia de Mahler
Notícias ao Minuto

16:30 - 13/11/15 por Lusa

Cultura Orquestra

O programa a apresentar é constituído pela Quarta Sinfonia de Mahler, completa, com o último andamento, a canção 'A vida celestial', e ainda quatro dos 'Ruckert Lieder', ciclo de cinco canções do compositor austro-húngaro, sobre poemas de Friedrich Ruckert.

Segundo fonte da OML, esta é a primeira vez que Patrycja Gabrel, que faz parte do Coro Gulbenkian, interpreta estas peças de Mahler.

Patrycja Gabrel iniciou os estudos musicais aos sete anos e, aos 11, matriculou-se na Schola Cantorum Bialostociensis, "um dos melhores coros femininos da Polónia", segundo a OML.

Gabrel é diplomada em Canto pelo Conservatório de Música Frédéric Chopin, de Varsóvia, tendo prosseguido os estudos, em Madrid, na Escuela Superior Reina Sofia, sob orientação de Tom Krause, e trabalhado com Riri Griest, Tereza Berganza, Charles Kellis e Anita Garanca.

Bolseira do Ministério da Cultura da Polónia e da escola espanhola, venceu o Prémio Melhor Jovem Músico da Cátedra de Canto Alfredo Kraus e o da Rádio da Polónia, na competição Arte da Canção Contemporânea.

A soprano atuou na Ópera de Varsóvia e na Filarmonia de Varsóvia, e noutros palcos de países europeus, tendo também participado em festivais como o de Aix-en-Provence, em França, Brahms de Flagey, em Bruxelas, e no festival Witold Lutoslawski, em Varsóvia.

Além de fazer parte do Coro Gulbenkian, participa nos agrupamentos nacionais Capella Patriarchal e Ludovice Ensemble.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório