Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Gulbenkian estreia obra inspirada no 'Livro do desassossego'

A peça do compositor brasileiro Aylton Escobar, inspirada no 'Livro do desassossego', de Fernando Pessoa, é estreada hoje, em Portugal, no âmbito da Temporada Gulbenkian de Música 2015/16.

Gulbenkian estreia obra inspirada 
no 'Livro do desassossego'
Notícias ao Minuto

06:58 - 29/10/15 por Lusa

Cultura Orquestra

A peça, intitulada 'A rua dos Douradores -- litania da desesperança', é interpretada pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, sob a direção de Joana Carneiro.

A estreia desta obra em Portugal é a primeira, no âmbito da "parceria entre a Fundação Gulbenkian e a Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo, que prevê a estreia alternada de obras encomendadas a compositores portugueses e brasileiros", segundo a Fundação Calouste Gulbenkian.

Em comunicado divulgado pela instituição, o compositor brasileiro refere-se ao 'Livro do desassossego' como "o solilóquio de Fernando Pessoa, incomparavelmente mais denso na dor e na beleza". "Fui aprisionado pela suave e cruel sedução do que me contavam aquelas páginas", afirma o compositor, que recentemente celebrou 73 anos.

A estreia mundial desta obra aconteceu no passado dia 30 de abril, em S. Paulo, no Brasil.

O programa do concerto na Gulbenkian - que será retomado na sexta-feira, no Grande Auditório -, que tem como solista a soprano Dora Rodrigues, inclui ainda 'Danzón n.º 2', de Arturo Márquez, a ária Bachiana Brasileira n.º5, de Heitor Villa-Lobos, 'Symphonic Dances', de 'West side story', de Leonard Bernstein, e 'Boléro', de Maurice Ravel.

A Fundação Calouste Gulbenkian e a Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo estabeleceram, em 2014, a parceria para a estreia alternada de obras de compositores portugueses e brasileiros, nos dois países.

O projeto terá continuidade em 2016, com a estreia de uma obra do compositor português Luís Tinoco, em Lisboa, pela Orquestra Gulbenkian, sucedendo-se mais tarde a estreia brasileira, pela Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório