Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Jeff Kinney em Lisboa em novembro com 10.º livro 'O diário de um banana'

O autor norte-americano Jef Kinney estará em Portugal em novembro, para apresentar um novo volume, o décimo, da coleção literária juvenil "O diário de um banana", que em Portugal ultrapassou meio milhão de exemplares vendidos.

Jeff Kinney em Lisboa em novembro com 10.º livro 'O diário de um banana'
Notícias ao Minuto

17:08 - 27/10/15 por Lusa

Cultura Autor

De acordo com a editora Booksmile, Jeff Kinney estará em Lisboa nos dias 20 e 21 de novembro, no âmbito de uma digressão mundial por 15 cidades para o lançamento de "O diário de um banana 10: Dantes é que era". No dia 21, à tarde, o autor apresentará o livro no espaço infantil do primeiro piso do Centro Comercial Colombo.

A edição portuguesa do livro estará à venda na próxima semana, a partir de 03 de novembro. Até ao final do ano, estará disponível em 90 países.

O protagonista desta série literária é Greg Heffley, que vai registando num diário as atribulações e dilemas de quem vive a adolescência entre a escola e casa, entre os amigos e a família. Nas primeiras páginas, a personagem trata de explicar que não é um diário para escrever sobre sentimentos, mas sim um "livro de memórias".

Jeff Kinney, hoje com 44 anos, lançou as primeiras linhas e desenhos de "O diário de um banana" em 2004, numa página na Internet, que foi sendo alimentada até 2005. Por causa dos milhões de visualizações, o autor acabou por aceitar transpor a história para papel em 2007.

Desde então os nove volumes da série transformaram-se num fenómeno literário global - que já chegou ao cinema -, colocaram Jeff Kinney entre os autores mais influentes e bem sucedidos do mundo editorial e influenciaram o aparecimento de várias coleções semelhantes.

Entre elas contam-se, por exemplo, "Diário de uma totó", de Rachel Renée Russell, e "Meu querido cromo", de Jim Benton, também editadas em Portugal. O autor português Álvaro Magalhães tem vindo a publicar uma coleção, que é também um diário escrito por um rapaz, o Frederico, intitulada "O Estranhão".

Com a publicação do décimo livro, a editora calcula que a coleção de Jeff Kinney alcance os 164 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, traduzidos para 48 línguas.

Em Portugal, a série já ultrapassou os 755.000 mil exemplares, segundo a Booksmile.

Em "O diário de um banana 10: Dantes é que era", Greg Heffley mete-se em sarilhos depois de perceber que a cidade onde vive decidiu banir os aparelhos eletrónicos durante um fim-de-semana. Além disso, o avô foi viver para casa dos pais.

"Os adultos estão sempre a falar dos 'bons velhos tempos' e de como tudo era muito melhor quando ELES eram miúdos. Mas acho que é tudo inveja porque a MINHA geração tem toda esta tecnologia e coisas superfixes que eles não tinham quando estavam a crescer", lê-se nas primeiras páginas do novo livro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório