Primeiro festival literário de Fátima distingue Eduardo Lourenço
O ensaísta Eduardo Lourenço vai ser distinguido na primeira edição do ‘Tabula Rasa -- Festival Literário de Fátima’, que decorre de 18 a 22 de novembro, anunciou a Junta de Freguesia de Fátima.
© DR
Cultura Ensaio
Segundo uma nota de imprensa da junta, que organiza a iniciativa, o ‘Grande Prémio Tabula Rasa Vida e Obra’ é entregue ao ensaísta Eduardo Lourenço, havendo ainda premiados nas categorias de Literatura Infantojuvenil, Poesia, Ficção e Filosofia.
O festival, a primeira grande atividade da Junta de Freguesia integrada no programa comemorativo da sociedade civil para assinalar o centenário dos acontecimentos da Cova da Iria, em 2017, levará a Fátima "alguns dos principais escritores e pensadores da atualidade do mundo lusófono, nas áreas da Cultura, da Literatura e da Filosofia", refere a mesma nota.
‘A Literatura e a Filosofia’ é o tema da iniciativa que vai decorrer no Colégio de São Miguel, Centro de Estudos de Fátima, e hotel Santa Maria, locais onde haverá mesas redondas, conferências e apresentações de livros, "diariamente enriquecidos com outros momentos culturais da área da música, da dança, da fotografia e do vídeo", adianta a organização.
Uma feira do livro e um programa direcionado para o público infantojuvenil, com a ‘Casa da Fantasia’, são outras das propostas do certame.
Citado na nota de imprensa, o diretor do festival e presidente da Assembleia de Freguesia de Fátima, no distrito de Santarém, explicou que a designação "pretende vincar que se está a iniciar a dinamização de algo novo, a começar a escrever a história das iniciativas literárias em Fátima".
Quanto ao tema do certame, de caráter bienal, Eugénio Lucas considerou que "as pessoas sentem necessidade de mais e melhor, embora muitas vezes não o saibam exprimir convenientemente", defendendo que a iniciativa apresenta-se como uma possibilidade para "estimular mais e melhor espírito crítico, alicerçado no questionamento permanente da realidade e, porque não, da fantasia".
‘Tabula Rasa - Festival Literário’ é uma organização da Junta de Freguesia de Fátima em colaboração com o MIL -- Movimento Internacional Lusófono e o projeto literário Nova Águia, tendo ainda diversas entidades parceiras.
Em declarações em junho à Lusa, Eugénio Lucas explicou que esta será a edição experimental.
"O nosso objetivo é o de que o festival ganhe outra dimensão em 2017", declarou o responsável, referindo que nesse ano a Junta de Freguesia pretende apresentar um certame de maior duração e convidar escritores para participarem em residências literárias em Fátima.
Na ocasião, a organização anunciou que, entre os nomes confirmados para a participação no Festival Literário de Fátima, estão Afonso Cruz, Richard Zimler, João Tordo, Anselmo Borges, Miguel Real e Renato Epifânio.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com