Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Abi Feijó programa cinema de animação este mês na Cinemateca

A curta-metragem "Oh que calma", de Abi Feijó, abre hoje uma programação na Cinemateca dedicada ao cinema de animação, em particular o português, com filmes escolhidos por aquele realizador.

Abi Feijó programa cinema de animação este mês na Cinemateca
Notícias ao Minuto

16:00 - 05/10/15 por Lusa

Cultura Curta-metragem

"A Cinemateca Portuguesa tem uma antiga dívida para com o cinema de animação, ao qual nunca chegou a dedicar um ciclo de fundo", afirma o organismo, a propósito do ciclo que se estenderá ao longo de todo o mês de outubro.

Abi Feijó, "sem dúvida um dos nomes mais relevantes no qual panorama do cinema de animação em Portugal", afirma a Cinemateca, é o programador de serviço, escolhendo os filmes das 28 sessões - com projeções e debates - previstas até ao final do mês.

"Guiados por alguém que dedicou a vida ao cinema de animação, poderemos ver ou rever obras extremamente variadas de um 'género' tão antigo quanto o cinema", sustenta a Cinemateca.

Hoje, o ciclo abre com uma "visão panorâmica" sobre o cinema de Abi Feijó, com a projeção de muitos dos seus filmes, nomeadamente a primeira curta-metragem, 'Oh que calma', de 1985, e os premiados 'Os salteadores' (1993), 'Fado lusitano' (1995) e 'Clandestino' (2000).

Na terça-feira, a sessão será dedicada aos filmes que foram feitos através das duas produtoras fundadas por Abi Feijó - a Ciclope Filmes e a Filmógrafo -, nomeadamente 'Estória do gato e da lua', de Pedro Serrazina, 'A lenda das amoreiras em flor', de Manuela Bacelar, e também 'A noite', 'História trágica com final feliz' e 'Kali, o pequeno vampiro', três filmes da premiada realizadora Regina Pessoa.

Desta programação destaca-se a sessão do dia 13, dedicada aos "pioneiros" portugueses do cinema de animação, num arco temporal que vai dos anos 1920 aos anos 1980. A sessão contará com 'O pesadelo de António Maria' (1923), de Joaquim Guerreiro, considerado o mais antigo filme português de animação.

Ao longo das próximas semanas, a Cinemateca também mostrará filmes de novos talentos portugueses e outros de produção internacional escolhidos por Abi Feijó, nomeadamente 'Fritz, o gato' (1972), de Ralph Bakshi, 'O planeta selvagem' (1973), de René Laloux, e 'Persépolis' (2007), de Marjane Satrapi.

O programa termina no dia 20 com o encontro "A prática do cinema de animação em Portugal".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório