Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Prémio de Literatura Infantil 2015 atribuído ao ilustrador Elias Gato

O ilustrador Elias Gato, de 26 anos, que usa o pseudónimo de Miau, foi distinguido este ano com o Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce na categoria de ilustração, foi hoje anunciado na Feira do Livro do Porto.

Prémio de Literatura Infantil 2015 atribuído ao ilustrador Elias Gato
Notícias ao Minuto

06:05 - 07/09/15 por Lusa

Cultura Feira do Livro

O galardão, este ano em segunda edição, foi criado pela empresa Pingo Doce em parceria com a Alêtheia Editores, e tem um valor global de 50 mil euros, dividido entre os autores do texto e da ilustração.

Depois de em junho deste ano ter sido anunciada a escolha da história "Orlando, o caracol apaixonado", da autoria de Sérgio Mendes, vencedor na categoria de texto, foi hoje a vez de Elias Gato ser distinguido na ilustração.

O júri, presidido por Zita Seabra, da Alêtheia Editores, e ainda composto por Inês Moura Paes, Pedro Silva Pereira, Susana Oliveira e Sara Miranda, escolheu este candidato como o que melhor respondeu ao desafio de ilustrar a história.

Nesta segunda edição do concurso foram apresentadas mais de 300 candidaturas, as mulheres representaram cerca de 70% do universo total, e a faixa etária que mais obras submeteu à avaliação do júri situou-se entre os 16 e os 35 anos.

Natural de Castro Marim, no distrito de Faro, Elias Gato tem um mestrado em Ensino de Artes Visuais, reside atualmente em Lisboa, e trabalha como animador no Museu da Eletricidade.

Lançado em 2014, o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce pretende reforçar o trabalho de promoção da leitura entre os mais jovens.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório