Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2021
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Companhia de teatro alemã procura 39 casas em Lisboa para espetáculo

A companhia de teatro alemã Rimini Protokoll está, através do Teatro Maria Matos, à procura de 39 casas em Lisboa onde possa realizar um espetáculo com 15 pessoas sentadas à volta de uma mesa.

Companhia de teatro alemã procura 39 casas em Lisboa para espetáculo
Notícias ao Minuto

13:46 - 25/08/15 por Lusa

Cultura Rimini Protokoll

"O espetáculo é participativo, não é no formato tradicional de uma peça de teatro. A outra especificidade é que é feito em casas particulares e cada apresentação é feita numa casa diferente", explicou à agência Lusa o diretor artístico do Teatro Municipal Maria Matos, em Lisboa, Mark Deputter.

Como são 39 apresentações (durante o mês de outubro), a Rimini Protokoll precisa de 39 casas diferentes. "Qualquer pessoa pode candidatar-se, mas a casa tem que ser em Lisboa e tem que ter lugar para 15 pessoas à volta de uma mesa ou à volta de várias mesas juntas", referiu Mark Deputter.

O espetáculo desenrola-se "quase como um jogo de mesa", por isso "é importante que os espetadores estejam sentados" à volta de uma. "Nós podemos ajudar com cadeiras ou uma mesa pequena se for necessário", explicou.

A pessoa que recebe o espetáculo em casa tem um lugar à mesa e pode convidar mais uma pessoa, enquanto os restantes lugares serão vendidos no Teatro Maria Matos.

Em setembro, será anunciado no 'site' do teatro o bairro onde se situa cada uma das casas, com o dia e hora da sessão, mas só quem compra bilhete tem acesso à morada exata.

Este projeto da Rimini Protokoll, feito a convite do Maria Matos e de outros parceiros europeus, vai realizar-se em mais nove cidades europeias.

A ideia da companhia de teatro alemã é, de acordo com Mark Deputter, "olhar para a Europa não como algo que está longe das pessoas, lá em Bruxelas, mas algo que tem implicações na vida diária de todos".

"Eles também querem ver, ao mesmo tempo, como entendemos os princípios em que a Comunidade Europeia é baseada -- democracia, solidariedade, cooperação", referiu.

O projeto estreou em Berlim e já foi apresentado na Noruega e em Hanôver (Alemanha). Agora vai a Amesterdão, Lisboa e Bruxelas, sendo adaptado em cada país por onde passa.

Haverá sessões em português para o público em geral de 02 a 18 outubro (exceto segundas e terças-feiras), às 21:00 durante a semana e às 16:00 e 21:00 ao fins de semana; sessões em inglês para público em geral a 03, 10 e 17 outubro, às 21:00, e sessões em português para adolescentes a 04, 11 e 18 outubro, às 16:00.

Os bilhetes estarão à venda na bilheteira local e 'online' do Teatro Maria Matos a partir de 22 de setembro.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório