Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Festival Andanças festeja 20 anos a partir de segunda-feira

A 20.ª edição do festival "Andanças" vai decorrer, a partir de segunda-feira, em Castelo de Vide, Portalegre, numa área de 28 hectares preparada para receber cerca de mil artistas de todo o mundo.

Festival Andanças festeja 20 anos a partir de segunda-feira
Notícias ao Minuto

12:00 - 02/08/15 por Lusa

Cultura Castelo de Vide

O "Andanças" - Festival Internacional de Danças Populares, promovido pela Associação para a Promoção da Música e Dança PédeXumbo, é realizado junto à albufeira de Póvoa e Meadas até ao dia 09 deste mês, esperando receber cerca de 40 mil visitantes.

"Estamos a festejar os 20 anos do festival e criámos novas áreas, com mais oferta cultural para os visitantes", disse hoje à agência Lusa a coordenadora da iniciativa, Ana Martins.

O "Andanças" é um festival que assenta em "quatro pilares": dança/música, voluntariado, comunidade e ambiente/sustentabilidade.

Contando, na parte logística, com cerca de mil pessoas, incluindo uma "grande fatia" de voluntários, o festival desafia os visitantes a "abandonar" a postura de espetadores para poderem assumir um "papel ativo" nas atividades realizadas.

De acordo com a organização, este ano vai também ser criado um novo espaço, inspirado nos palcos tradicionais de encontro e de interação social pela dança.

"O palco ´Terreiro` é a novidade. Neste palco vão decorrer apresentações de projetos musicais mais ligados à ruralidade, à tradição pura e dura", disse.

Com cerca de 500 atividades artísticas espalhadas pelo recinto, o "Andanças" vai também contar este ano, pela primeira vez, com uma feira de instrumentos tradicionais, onde os construtores de instrumentos irão mostrar e vender os seus trabalhos, partilhando técnicas e conhecimentos com os festivaleiros.

Pelos 11 espaços programados do festival vão passar mais de 50 grupos e projetos musicais, num total de cerca de mil artistas, havendo ainda espaço para a realização de oficinas de dança durante o dia e bailes à noite.

As "mais de 130 oficinas de dança" vão oferecer ritmos e coreografias dos vários continentes, com danças tão diferentes quanto tarantellas de Itália, círculos dos Balcãs, mazurcas da Polónia, urbanas, clássicas indianas, afro-colombianas, sapateado, forró, samba, bachata, swing, rock n'roll, cabo-verdianas, angolanas, africanas tribais, galegas, bascas, mirandesas e açorianas, entre outras.

De acordo com Ana Martins, na última edição, o "Andanças" recebeu "cerca de três mil crianças" e este ano vai contar com um espaço "privilegiado" para os mais novos e respetivas famílias, tendo sido criadas oficinas de dança nas vertentes de capoeira, colombianas, indianas, moçambicanas, portuguesas e urbanas, entre outras.

Em declarações à Lusa, o presidente do município de Castelo de Vide, António Pita, afirmou que o festival assume uma "importância muito grande" na economia local, sustentando que, nesta altura, começa a "escassear" a oferta hoteleira na região.

"Neste momento, começa já a escassear a resposta à muita procura para pernoita, não só nos hotéis, como também em casas particulares, pois há uma maior adesão de pessoas que preferem ficar em casas para alugar", disse.

Além da música e da dança, o "Andanças" tem ainda para oferecer aos visitantes oficinas de artes plásticas, de gastronomia e de artes e ofícios, cinema, sessões de contos, oficinas de naturalistas, circo e teatro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório