Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Festival das Artes com exposição de retratos na Universidade de Coimbra

O Festival das Artes, entre os dias 16 e 28, promove uma exposição, no Edifício Chiado, em Coimbra, que resulta de um concurso de retratos de pessoas ligadas à comunidade universitária fotografados nos 32 espaços classificados da Universidade daquela cidade.

Festival das Artes com exposição de retratos na Universidade de Coimbra
Notícias ao Minuto

17:04 - 09/07/15 por Lusa

Cultura Edifício

Sob o lema "A minha universidade tem 725 anos", a Universidade de Coimbra (UC) desafiou estudantes, docentes e funcionários, "antigos e atuais", a fotografarem-se "ou a fotografarem outras pessoas", tendo como pano de fundo um dos 32 edifícios inscritos na classificação de Património Mundial, disse à agência Lusa a vice-reitora da UC Clara Almeida Santos.

A esta iniciativa concorreram mais de 90 fotografias, sendo que o espaço mais retratado foi o Pátio das Escolas, informou.

O objetivo do concurso de fotografia foi "sensibilizar a comunidade universitária sobre o que é este património mundial e que histórias conta", numa forma de se celebrarem 725 anos de "um património que se quer conhecido e divulgado", sublinhou Clara Almeida Santos.

Segundo a vice-reitora, houve originalidade na altura de se tirarem os retratos.

Numa das fotografias, surge uma mulher a fazer espargata no Pátio da Escolas, com a frase "A minha universidade tem 725 anos" escrita na gravilha, outra participante decidiu fazer uma tatuagem falsa do slogan nas costas, com o Jardim Botânico de fundo, e outro concorrente, "vestido com um traje da Índia", empunhou a frase no Colégio de São Jerónimo, referiu.

As fotografias vão estar em exibição no Edifício Chiado até 06 de setembro, numa parceria entre Câmara de Coimbra, universidade e Fundação Inês de Castro, entidade que organiza o Festival das Artes.

Dentro do ciclo de artes plásticas do festival, que tem como tema "Festa", vai também ser exposta a correspondência íntima, sobretudo gráfica e alguma inédita, trocada entre Maria Helena Vieira da Silva e o marido, Arpad Szénes, a partir de dia 17, no Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), em Coimbra.

Na Capela do Tesoureiro, que se encontra dentro do MNMC, serão também apresentadas quatro pinturas de Vieira da Silva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório