Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Prémio José da Ponte é entregue no dia 16 ao grupo D.A.M.A.

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) anunciou hoje que o Prémio José da Ponte é entregue no próximo dia 16 ao grupo D.A.M.A., no auditório Frederico de Freitas, na sede da cooperativa, em Lisboa.

Prémio José da Ponte é entregue no dia 16 ao grupo D.A.M.A.
Notícias ao Minuto

15:33 - 01/06/15 por Lusa

Cultura SPA

Esta é a primeira edição do galardão que visa distinguir "novos autores musicais que se tenham afirmado recentemente", lê-se no comunicado da SPA.

Segundo a mesma fonte, o galardão é entregue aos D.A.M.A. pela "qualidade artística e autoral do seu trabalho recente que o público e a crítica têm consagrado".

D.A.M.A é um acrónimo que significa "Deixa-me Aclarar-te a Mente Amigo" e o grupo é formado pelos músicos Francisco Pereira, de 25 anos, Miguel Coimbra, de 24, e Miguel Cristovinho, de 23.

Na cerimónia de entrega, marcada para as 18:30, em que é feita uma homenagem a José da Ponte, participam o presidente da SPA, José Jorge Letria e Tozé Brito, administrador e membro da direção da SPA, assim como a filha do músico, Rita Pontes.

O músico e compositor José da Ponte morreu no passado dia 29 janeiro, e foi, até à sua morte, administrador da SPA.

Membro fundador do grupo Salada de Frutas, com o que criou êxitos como "Olha o Robot", foi autor, entre outras, da canção "Lusitana paixão", que representou Portugal no Festival da Eurovisão em 1991.

Licenciado em História, foi presidente do Conselho Fiscal da SPA e "administrador de vários pelouros".

"Sempre foi reconhecido o elevado grau de dedicação do compositor às suas funções na gestão da SPA e o seu interesse pela descoberta de novos talentos musicais que enriquecessem a música portuguesa", remata a SPA

A cooperativa de autores realça ainda o facto de José da Ponte ter-se sempre batido pela modernização da sua estrutura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório