Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 17º

Festival de teatro volta em junho com programa "arrojado"

A Mostra Internacional de Teatro de Santo André, que começa na segunda-feira e se prolonga até ao final de junho, apresenta este ano um programa "arrojado", com 14 espetáculos distribuídos por oito localidades do Alentejo.

Festival de teatro volta em junho com programa "arrojado"
Notícias ao Minuto

18:50 - 27/05/15 por Lusa

Cultura Santo André

O alinhamento do festival, que foi apresentado hoje em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, Setúbal, inclui vários espetáculos, "cerca de metade", que estrearam recentemente, como é o caso de "António e Maria", do Teatro Meridional, adaptado da obra do escritor António Lobo Antunes e com interpretação de Maria Rueff.

Na sua 16.ª edição, o certame mantém a dificuldade em angariar financiamento que permita à Associação Juvenil Amigos do GATO (Ajagato) organizá-lo de forma mais profissional, mas "continua a ser grande e arrojado", disse hoje à agência Lusa o diretor, Mário Primo.

Apesar de ter sido orçamentado um custo de 45 mil euros, a Mostra Internacional de Teatro de Santo André (MITSA) não deverá conseguir reunir mais de 30 mil euros em apoios.

Segundo Mário Primo, é neste valor que "vai ter de caber" para evitar o défice "crónico" do evento, que, no ano passado, se cifrou em 6.500 euros.

Reduzir ´cachets`, estabelecer estadias menores para as companhias visitantes e diminuir a componente internacional do festival foram algumas das medidas da "estratégia de controlo de despesas", explicou o responsável.

"Só não cortámos na qualidade dos trabalhos", sublinhou o diretor do certame, assegurando que "vale a pena" continuar a apostar na sua organização.

Em Vila Nova de Santo André, a MITSA "é um sucesso em termos de adesão do público" e, apesar de este entusiasmo ainda não se refletir nas outras localidades que acolhem os espetáculos, o número de espetadores tem aumentado a cada edição, indicou o responsável.

Este ano, o "grande orgulho" da Ajagato é a apresentação de uma peça de teatro físico da própria companhia, o Grupo Amador de Teatro de Santo André (GATO SA), cujo trabalho, um projeto luso-colombiano, tem como expectativa "abrir portas à internacionalização".

O programa da 16.ª edição do evento conta com 14 espetáculos diferentes, de 13 companhias profissionais, duas das quais estrangeiras, apresentados em 33 sessões de teatro distribuídas por Vila Nova de Santo André, a "casa-mãe", Alandroal, Grândola, Odemira, Porto Covo, Santiago do Cacém, São Teotónio e Sines.

O MITSA arranca na segunda-feira com "Antes de Começar", um espetáculo infantil da Companhia da Esquina.

Teatro de Animação de Setúbal, Centro Dramático de Évora (Cendrev), A Barraca (Lisboa), Teatro do Mar (Sines), ESTE (Fundão), Lucas Locus (Espanha) e Teatro Picaro (Itália) são alguns dos projetos que irão "espalhar" teatro pelo Alentejo durante o mês de junho.

O último espetáculo, no dia 28, fica a cargo da companhia Circolando, do Porto, que apresenta "Areia" em Vila Nova de Santo André.

O programa inclui ainda as habituais atividades complementares, como exposições, oficinas, debates e animações teatrais e musicais a anteceder os espetáculos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório