Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sala Museu de de Arqueologia terá intervenção de fundo

A Sala Museu de Arqueologia de Mogadouro sofreu uma intervenção de fundo para melhorar a disposição do espólio que está cronologicamente situado entre o sexto milénio antes de Cristo e a Idade Contemporânea.

Sala Museu de de Arqueologia terá intervenção de fundo
Notícias ao Minuto

12:40 - 18/05/15 por Lusa

Cultura Mogadouro

Em declarações prestadas hoje à agência Lusa, Emanuel Campos, arqueólogo do município de Mogadouro, disse que foi preciso "devolver a dignidade" à Sala Museu para assim se melhor conservar todas as suas peças.

Acrescentou que se se trata de uma unidade museológica que abriu portas há muito tempo e já nem um espaço tinha nem um espaço para tratamento das peças, nem mesmo gabinete de apoio.

Este espaço abriu ao público em 1989 e foi agora alvo de melhoramentos de 30 mil euros. A sala foi criada para exposição e recolha do espólio arqueológico proveniente das diversas campanhas arqueológicas realizadas na década de 80, bem como de doações e depósitos efetuados por particulares.

O espaço tem visto o seu espólio remodelado fruto de escavações que vão acontecendo no Castro da Idade do ferro de Vilarinho do Galegos. Futuras prospeções que vão acontecer na freguesia de Castro Vicente e no Salgueiral (Mogadouro) aumentarão ainda mais esse espólio.

Desde a sua abertura, a sala, situada no piso zero do edifício da Câmara Municipal, foi visitada por cerca de 13 mil pessoas vindas um ouço de todo o país e estrangeiro, o que resulta numa medias que ronda as 150 pessoas /mês o que considerado "como muito bom".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório