Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 26º

Concurso Internacional de Piano de Viseu disputado por 23 jovens

Mais de duas dezenas de jovens pianistas de vários países participam, a partir de quarta-feira, no primeiro Concurso Internacional de Piano de Viseu, que se realiza no âmbito do Festival de Música da Primavera.

Concurso Internacional de Piano de Viseu disputado por 23 jovens
Notícias ao Minuto

11:04 - 21/04/15 por Lusa

Cultura Primavera

Os 23 jovens pianistas, que têm entre 15 e 28 anos, representam 16 países, sendo a China aquele que têm maior número de concorrentes (cinco). A representar Portugal estará Vasco Dantas Rocha.

O concurso resulta de uma parceria entre a Câmara e o Conservatório Regional de Música de Viseu.

Na opinião do presidente da Câmara, Almeida Henriques, "estes números são a prova da internacionalização bem-sucedida do festival e do seu concurso".

"Viseu pode ser uma montra dos jovens talentos da música mundial. Temos um modelo de organização local muito atrativo", considerou.

Segundo o diretor artístico do festival e responsável pela direção do Conservatório de Música Regional de Viseu, José Carlos Sousa, os jovens pianistas propõem-se a tocar "o que existe de mais difícil, obras extraordinariamente arriscadas que músicos consagrados já não tocam".

O Concurso Internacional de Piano de Viseu prolonga-se até sexta-feira, tendo como primeiro prémio seis mil euros e a possibilidade de participação na próxima edição do festival.

Tal como aconteceu na prova final do primeiro Concurso Internacional de Guitarra, realizado em 2014, a prova de piano de sexta-feira à noite, disputada por três músicos, "proporcionará ao público momentos de elevada qualidade musical", garante a autarquia.

O Concurso Internacional de Piano de Viseu arranca na quarta-feira de manhã, com um programa livre que inclui um estudo de Chopin e um prelúdio e fuga de Bach.

Do cartaz do Festival de Música da Primavera de Viseu constam nomes de músicos como Richard Galliano, que "quebrou barreiras musicais, introduzindo o acordeão no jazz", Sara Daneshpour, "laureada pela American Pianists Association", e Sébasten Walnier, que é o principal violoncelista da Óperea de la Monnaie, em Bruxelas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório