Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Organização sul-africana venceu prémio literário Astrid Lindgren

A organização sul-africana PRAESA, que há mais de 20 anos se dedica à promoção da leitura entre jovens e crianças, foi distinguida hoje com o prémio sueco Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA), foi hoje anunciado em Estocolmo.

Organização sul-africana venceu prémio literário Astrid Lindgren
Notícias ao Minuto

13:06 - 31/03/15 por Lusa

Cultura PRAESA

Para este prémio, considerado o maior na área do livro para a infância e juventude, no valor de 570.000 euros, estavam também nomeados a escritora e promotora de leitura Margarida Botelho e o escritor António Mota.

Sedeada na Cidade do Cabo, a organização PRAESA (Projeto pelo Estudo para uma Educação Alternativa na África do Sul) foi fundada em 1992, no fim do Apartheid, pelo ativista e linguista Neville Alexander - que esteve preso em Robben Island, com Nelson Mandela - , com o objetivo de promover o multilinguismo entre os mais novos como um fator de desenvolvimento social e cultural.

O projeto desenvolveu uma corrente de ensino assente na ideia de aprendizagem com livros em várias línguas e dialetos, motivando as crianças e os jovens para uma leitura muiltiética e culturalmente diversificada.

Para o júri do prémio ALMA, o trabalho do PRAESA mostra ao mundo a relevância da literatura, da leitura e da narração oral como elementos essenciais do enriquecimento e crescimento das crianças e dos jovens.

Atribuído pela primeira vez em 2003, ao autor norte-americano Maurice Sendak, o prémio ALMA distingue anualmente um autor, ilustrador ou entidade promotora de leitura, especificamente na área do livro para a infância e juventude.

Este ano, o prémio contou com 197 candidatos de 61 países, entre os quais os portugueses Margarida Botelho e António Mota e o autor e ilustrador brasileiro Roger Mello.

Entre os candidatos estavam também vários autores com obra publicada e traduzida em Portugal, como Tomi Ungerer, David Wiesner, Patrick Ness, Neil Gaiman, Marjane Satrapi, Michael Morpurgo, Ursula K. Le Guin, David Almond, Beatrice Alemagna e Eric Carle.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório