Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Grupo de teatro amador de Valongo recebe prémio europeu em Madrid

Com a peça "Óculos de Sol", o Grupo Dramático e Recreativo de Retorta, concelho de Valongo, recebe hoje em Madrid, Espanha, o prémio internacional Escenamateur Europa 2015 atribuído pela confederação Espanhola de Teatro.

Grupo de teatro amador de Valongo recebe prémio europeu em Madrid
Notícias ao Minuto

13:33 - 28/03/15 por Lusa

Cultura 'Óculos de Sol'

O Escenamateur distingue peças de companhias amadoras. A Retorta venceu com um trabalho da autoria e encenação de Laura Ferreira, que já tinha conquistado seis prémios e uma menção honrosa de um total de oito nomeações em dez categorias no XI Concurso Nacional de Teatro, que decorreu recentemente na Póvoa de Lanhoso.

"Somos amadores porque simplesmente não ganhamos dinheiro com o teatro. Para nós, o teatro é um escape, uma forma de nos divertir e de divertir os outros. Receber palmas do nosso público é o que mais nos satisfaz. Receber prémios também é muito bom, não nego, mas os mesmos apenas classificam o trabalho feito", disse à Lusa o responsável pelo grupo, Hélio Rebelo.

Com, onze atores em palco, "Óculos de Sol" junta uma governanta difícil e intransigente, mas deveras sensual, e uma viúva negra e autoritária que bebe às escondidas", a par de "um irmão que gosta de saldos e promoções" e "uma irmã temperamental que troca palavras", entre outras personagens.

O desenho de luz, da autoria de João Octávio Pereira, ou a sonoplastia de Flávio Oliveira, bem como o guarda-roupa de Paula Nogueira, e as interpretações femininas de Ana Sousa e Núria Melo, são algumas das características que têm vindo a convencer os júris.

O Grupo Dramático e Recreativo de Retorta, fundado em 1942, realiza entre 25 a 30 espetáculos por ano, tendo tem em exibição as peças "Óculos de Sol", "A História é uma história". O grupo estreia a 18 de abril a peça "Mulheres".

Apesar de amadora, a coletividade não abdica de registar os seus trabalhos na Inspeção Geral das Atividades Culturais de forma a garantir os respetivos direitos de autor e a emissão da classificação etária.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório