Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Indignação marca mensagens do Dia Mundial do Teatro

O inconformismo e a indignação do teatro perante as injustiças e as desigualdades dominam as mensagens da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e da UNESCO, para o Dia Mundial do Teatro, que se celebra hoje, por todo o Mundo.

Indignação marca mensagens do Dia Mundial do Teatro
Notícias ao Minuto

10:51 - 27/03/15 por Lusa

Cultura SPA

Para o autor da mensagem da SPA, o encenador português Nuno Carinhas, o teatro é um lugar de fúrias, onde se exibe "a beleza e a fealdade, o humano e o inumano, o luxo e a pobreza, o autoritarismo dos déspotas e a rebelião dos povos". É "uma máquina que range de indignação perante as injustiças, as desigualdades e as indiferenças, o analfabetismo e a miséria", escreveu o encenador português.

O encenador polaco Krzysztof Warlikowski, autor da mensagem da UNESCO, evoca os conflitos bélicos que marcaram a Europa nos últimos cem anos. "Penso frequentemente nos escritores que há quase um século descreveram profeticamente, mas também com parcimónia, o declínio dos deuses europeus, o crepúsculo que mergulhou a nossa civilização numa escuridão de que ainda não recuperou", escreveu.

Em Portugal, o dia é assinalado com representações, homenagens, oficinas e a revelação de segredos do palco, em localidades de norte a sul do país, como a entrada livre, nos teatros nacionais D. Maria II, em Lisboa, e S.João, no Porto, a apresentação do livro do encenador Luís Miguel Cintra, em Almada, ou a representação de "Estamos Todos?", de Luísa Costa Gomes, em Estarreja.

O Teatro Académico Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, abre as portas ao público para apresentar "Quizoola!", uma peça da companhia britânica Forced Entertaiment, criada por Tim Etchells, Artista na Cidade de Lisboa, em 2014, com interpretação dos encenadores Jorge Andrade e Pedro Penim.

O TAGV apresenta ainda uma leitura encenada, com direção de Nuno M. Cardoso, de textos inéditos de Sónia Batista e da peça "Entrelinhas", de Tiago Rodrigues.

Na capital, entre outras iniciativas, a avenida de Liberdade recebe o "Café dos Artistas" e recorda os anos da Revista, com a exposição de cenários, figurinos, programas e curiosidades, vindas dos quatro teatros do Parque Mayer. Serão ainda alteradas as designações das 140 ruas da freguesia de Santo António, para nomes de pessoas ligadas ao teatro.

O Dia Mundial do Teatro foi instituído em 1962 pela organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório