Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Museu dos Coches fica aberto com núcleo dedicado a D. Amélia

O atual Museu Nacional dos Coches, que celebra 110 anos de existência a 23 de maio, vai continuar aberto ao público com um núcleo dedicado à rainha D. Amélia, anunciou hoje, em Lisboa, o Diretor-geral do Património Cultural.

Museu dos Coches fica aberto com núcleo dedicado a D. Amélia
Notícias ao Minuto

14:20 - 23/03/15 por Lusa

Cultura Património

Nuno Vassallo e Silva falava aos jornalistas no final da saída do primeiro coche do atual museu, instalado no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, para o novo edifício contemporâneo, ao lado, da autoria do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, que abrirá também a 23 de maio.

A escolha do Landau do Regicídio para primeiro coche a sair do atual museu "é simbólica, pois é um dos mais importantes do acervo, e foi o último a entrar, após o regicídio, pouco antes da implantação da República", em 1910, recordou o responsável.

Nele seguia a família real, quando, em Lisboa, a 01 de fevereiro de 1908, um atentado matou o Rei D. Carlos I e o herdeiro, Príncipe D. Luís Filipe.

Setenta coches vão ser transferidos por várias fases, quer do atual museu nacional, no Picadeiro, quer do Paço de Vila Viçosa, no distrito de Évora, onde permanecerá também "um importante conjunto de coches e viaturas de aparato".

De acordo com Nuno Vassallo e Silva, o atual Museu Nacional dos Coches, um dos mais visitados do país, "só irá encerrar em meados de maio e reabrir na inauguração do novo edifício, e continuará a funcionar".

"Este edifício histórico será parte integrante do novo Museu Nacional dos Coches, e aqui vão ficar alguns coches e viaturas de aparato do século XVIII, arreios, e um núcleo dedicado à rainha D. Amélia, bem como toda a galeria de pintura dos Reis de Portugal. Este edifício antigo vai complementar o novo", afirmou.

Questionado sobre a polémica que se gerou em torno do novo edifício, cuja abertura foi sucessivamente adiada e considerada não prioritária pelo Governo, o diretor-geral do Património Cultural sublinhou que o novo edifício "é um marco da arquitetura em Portugal, desenhado por um Pritzker".

Recordou que foi uma obra planeada pelo anterior Governo:"Agora temos um equipamento extraordinário a que temos de dar uso, e que irá permitir uma apresentação nova destas viaturas, enquadradas num ambiente diferente, com mais espaço, com a beleza realçada".

O modelo de gestão será anunciado no dia da abertura, e sobre o orçamento anual estimado, Vassallo da Silva indicou que será de 3,3 milhões de euros.

Relativamente ao passadiço que está previsto construir para ligar o museu ao outro lado da via férrea, de acordo com o subdiretor-geral Samuel Rego, deverá estar pronto em março de 2016.

Sobre o preço dos bilhetes no novo museu - no atual são seis euros -, o diretor-geral disse ainda não poder divulgar os valores.

O novo Museu Nacional dos Coches é composto por dois edifícios, com quatro pisos, e que inclui duas salas de exposição permanente, a sala de exposições temporárias, auditório, serviço educativo, laboratório, oficinas, zonas técnicas e administrativas.

Ocupando 15.177 metros quadrados nos terrenos das antigas Oficinas Gerais do Exército, o projeto foi concebido em consórcio com os ateliês MMBB Arquitetos (Brasil), Bak Gordon Arquitetos e Nuno Sampaio Arquitetos (Portugal).

Adjudicado no Governo socialista e finalizado em 2012, o projeto de construção destinou-se à execução das contrapartidas do Casino Lisboa, num investimento de 39 milhões de euros.

O atual Museu dos Coches foi criado por iniciativa da rainha D. Amélia, mulher do rei D. Carlos I, em 1905 e reúne uma coleção única no mundo de viaturas de gala e de passeio do século XVII ao século XIX, na sua maioria provenientes dos bens da coroa ou propriedade particular da Casa Real portuguesa.

Em 2014, o museu recebeu 206.887 visitantes, ficando em segundo lugar entre os mais visitados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório