Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Grupo de Teatro Cegada encerra atividade

O Grupo de Teatro Cegada anunciou o encerramento, no Dia Mundial do Teatro, da sua atividade em Alverca do Ribatejo, Vila Franca de Xira, por alegada falta de clarificação das regras no concurso municipal de apoios pecuniários.

Grupo de Teatro Cegada encerra atividade
Notícias ao Minuto

11:04 - 23/03/15 por Lusa

Cultura Alverca

Rui Dionísio, diretor do teatro, disse à agência Lusa que no mesmo dia, 27 de março, será organizado um cordão humano junto ao teatro-estúdio Ildefonso-Valério, cuja programação e dinamização tem estado a cargo do Grupo de Teatro Cegada.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, por seu turno, assegura que o programa de apoios foi "discutido com o movimento associativo e é público, sendo os critérios do conhecimento de todos os interessados".

Na base da decisão de encerrar a atividade, segundo Rui Dionísio, está a atribuição direta de um apoio pecuniário de 24.600 euros a um grupo, enquanto os restantes têm de concorrer a um subsídio de 16.200.

Com uma verba a dividir por seis companhias, o Grupo de Teatro Cegada contou com um apoio, no ano passado, de 3.350 euros, assinalou Rui Dionísio.

Depois de três anos de pedidos de esclarecimento dos critérios para atribuir as verbas, o Grupo de Teatro Cegada informou o município que não iria candidatar-se aos apoios financeiros e Rui Dionísio considerou que o município está a tentar "confinar o crescimento e a profissionalização" da sua companhia.

No teatro, onde as escolas também podem utilizar o palco e os recursos técnicos, passaram em dois anos 3.390 espetadores, 29 espetáculos e 84 sessões, segundo as contas do dirigente do Grupo de Teatro Cegada.

Em informação enviada à agência Lusa, a autarquia sublinhou que a distribuição de verbas, no âmbito do programa de apoio ao movimento associativo, está publicado no seu site http://associativismo.cmvfxira.com/index.php/pama/o-programa.

O programa "foi discutido com o movimento associativo e é público, sendo os critérios do conhecimento de todos os interessados", lê-se na informação enviada à agência Lusa, que acrescenta que as associações interessadas em receber o apoio devem candidatar-se até ao final de janeiro.

"Os apoios financeiros são analisados anualmente com todo o movimento associativo e têm em vista uma equidade de tratamento, considerando também especificidades qualitativas das atividades desenvolvidas, entre as quais a profissionalização", justificou ainda a autarquia.

A câmara indicou que os apoios rondam os 800 mil euros e que além do auxílio pecuniário, "há todo o apoio logístico".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório