Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Portugal Fashion completa 20 anos, comemorados com desfiles

Mais de 30 desfiles, espalhados por seis edifícios, entre Lisboa e o Porto, compõem a edição comemorativa das duas décadas do Portugal Fashion, de 25 a 28 de março, na qual regressa Pedro Pedro.

Portugal Fashion completa 20 anos, comemorados com desfiles
Notícias ao Minuto

12:06 - 19/03/15 por Lusa

Cultura Lisboa e Porto

No 36.º Portugal Fashion - que no Porto vai passar por locais como o Palácio da Bolsa, o ginásio da Escola Rodrigues de Freitas, o Palácio dos CTT e a Alfândega - comemoram-se ainda os 25 anos de carreira do criador Luís Buchinho, presente desde a primeira edição do evento de moda, em 1995.

Em antecipação à agência Lusa, a organização do evento - da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) - anunciou que do programa de quatro dias fazem parte 31 desfiles com as propostas para o próximo outono/inverno, que reúnem 17 criadores, nove marcas de vestuário, seis marcas de calçado, seis jovens designers e quatro marcas de jovens estilistas, sendo o tema "Reflector" um "tributo à moda portuguesa enquanto fenómeno estético que reflete a imagem de país moderno, empreendedor e criativo".

O presidente da ANJE, João Rafael Koehler, destacou à agência Lusa a continuação da aposta no modelo de descentralização dos locais dos desfiles, explicando que "se enquadra na dinâmica inovadora e na natureza cosmopolita do Portugal Fashion, que, apesar de sediado no Porto, conheceu edições em várias cidades do país e tem uma forte vertente internacional".

No âmbito da iniciativa "Moda'r Mentalidades", o Portugal Fashion volta a incluir no seu programa uma ação de sensibilização social, protagonizada por um jovem com trissomia 21 que, segundo o presidente da ANJE, vai desfilar no evento para alertar para "a necessidade de integração social e profissional dos portadores da trissomia 21" e "ajudar a quebrar preconceitos, estigmas e mitos através de uma atividade associada à perfeição física, como é a dos manequins de moda".

Conforme tem acontecido em anteriores edições, o evento volta a arrancar em Lisboa e para o dia 25 de março estão marcados os desfiles dos Storytailors (no Palácio Foz) e da dupla Alves/Gonçalves, que na Carpintaria de São Lázaro se juntam aos nomes da plataforma Bloom Hibu e Carla Pontes.

Depois, até 28 de março, o Portugal Fashion ruma ao Porto, espalhando os desfiles dos três dias por quatro edifícios da cidade, sendo o primeiro, a 26 de março, o ginásio da Escola Rodrigues de Freitas, cenário para apresentação da coleção de Luís Buchinho para a próxima estação fria que estreou em Paris e com a qual comemora 25 anos de carreira.

Para o mesmo dia, mas já no Palácio dos CTT, está agendado o regresso do criador Pedro Pedro, que desde 2007 não pisava a passerelle do Portugal Fashion e a quem se junta Katty Xiomara e Júlio Torcato.

No dia 27 o Portugal Fashion estreia-se no Palácio da Bolsa, onde Miguel Vieira, Diogo Miranda, Anabela Baldaque, Carlos Gil, MEAM by Ricardo Preto e os designers emergentes Susana Bettencourt e Estelita Mendonça apresentam as coleções para o próximo outono/inverno.

O 36.º Portugal Fashion encerra a 28 de março naquele que durante anos foi o quartel-general do evento, a Alfândega do Porto, com Nuno Baltazar, Luís Onofre, Vicri, Lion of Porches, Dielmar e Fátima Lopes e os desfiles coletivos das indústrias, com sete marcas de calçado e quatro de vestuário.

Para João Rafael Koehler, esta edição "é uma demonstração de força e resiliência da fileira da moda portuguesa", já que, apesar de uma "conjuntura económica ainda difícil", o Portugal Fashion apresenta um programa diversificado que abrange diferentes nichos da fileira da moda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório