Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Retrato de musa de Picasso vai ser leiloado em Londres

Um quadro de Pablo Picasso que retrata a musa e amante do pintor espanhol, Marie-Thérèse Walter, será leiloado em Londres no próximo dia 5 de Fevereiro, anunciou a leiloeira Sotheby's.

Retrato de musa de Picasso vai ser leiloado em Londres
Notícias ao Minuto

16:55 - 14/01/13 por Lusa

Cultura Quadro

O quadro a óleo, intitulado ‘Mulher sentada junto de uma janela’, tem um preço estimado entre 25 e 35 milhões de libras (entre 31,2 e 43,7 milhões de euros).

Picasso pintou o quadro em 1932 no seu estúdio de Boisgeloup, perto de Paris.

O quadro, com dimensões de 1,46 por 1,14 metros, será apresentado num leilão de arte impressionista e moderna.

A obra integra uma série em que o pintor originário de Málaga mostrou pela primeira vez Marie-Thérèse, uma mulher francesa que conheceu em 1927, quando a jovem tinha 17 anos, e com a qual o artista manteve uma relação amorosa.

Nos primeiros tempos, a presença da jovem musa nos quadros de Picasso manteve-se oculta, uma vez que o pintor continuava casado com a russa Olga Khokhlova.

A divulgação pública dos retratos de Marie-Thérèse acabou por precipitar a revelação da relação secreta.

O leilão da Sotheby's em Londres vai ainda incluir a obra do também espanhol Joan Miró ‘Mulher a sonhar em escapar’, com um preço estimado entre oito e 12 milhões de libras (entre 10 e 15 milhões de euros).

A monumental obra do francês Claude Monet "Ninfas com reflexos de ervas altas", parte de uma das séries mais conhecidas do artista, também será apresentada em leilão, com um valor estimado entre 12 e 18 milhões de libras (entre os 15 e os 22,5 milhões de euros).

O trabalho do alemão Egon Schiele ‘Liebespaar’, um retrato do artista com a sua amante Wally, é outra das obras do leilão, apresentada com um valor estimado entre 6,5 e 8,5 milhões de libras (entre 8,1 e 10,6 milhões de euros).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório