Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Vera Mantero leva ao Brasil espetáculo sobre desertificação no Algarve

A bailarina Vera Mantero apresenta a partir de domingo, no Brasil, um espetáculo sobre a desertificação da Serra do Caldeirão, no Algarve, que estará em digressão por quatro cidades do país.

Vera Mantero leva ao Brasil espetáculo sobre desertificação no Algarve
Notícias ao Minuto

21:08 - 28/02/15 por Lusa

Cultura Bailado

De acordo com a organização, o espetáculo, intitulado "Os serrenhos do Caldeirão, exercícios em Antropologia ficcional" será apresentado no domingo na Mostra Internacional Manga de Vento, no teatro de Pirenópolis.

Ainda no âmbito do mesmo festival, seguem-se apresentações a 04 de março no Teatro São Joaquim, em Goiás, a 06 de março em Goiânia, e a 07 e 09 de março no Teatro Plínio Marcos, em Brasília.

Este trabalho foi elaborado no âmbito do Festival Encontros do Devir, da Associação de Atividades Culturais DeVIR, em Loulé, focado no tema da desertificação e desumanização da Serra do Caldeirão, no Algarve.

O convite feito a Vera Mantero incluía a criação de imagens vídeo feitas na serra pela bailarina e coreógrafa.

A criadora também usou recolhas em filme do etnomusicólogo Michel Giacometti (1929-1990), sobretudo as em torno das canções de trabalho na região.

Na peça, Vera Mantero fala de um povo com uma sabedoria que liga o corpo ao espírito, e que está em risco de desaparecer.

A conceção e interpretação é de Vera Mantero, a banda sonora e luz de Hugo Coelho e Vera Mantero, a recolha de imagens e elaboração de guião para o vídeo também da coreógrafa.

Os excertos de vídeo da Filmografia Completa de Michel Giacometti foram feitos em Salir (Serra do Caldeirão), Cava da Manta (Coimbra), Dornelas (Coimbra), Teixoso (Covilhã), Manhouce (Viseu), Córdova de S. Pedro Paus (Viseu) e Portimão (Algarve)

Excertos de textos retirados das obras de Antonin Artaud, Eduardo Viveiros de Castro, Jacques Prévert e Vera Mantero.

O espetáculo é uma produção da associação O Rumo do Fumo em coprodução com a DeVIR.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório