Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Festival Córtex premeia 'Coisa de Alguém'

A 5.ª edição do Córtex -- Festival de Curtas-Metragens de Sintra premiou hoje como melhor filme da competição nacional "Coisa de Alguém", a obra de estreia de Susanne Malorny, e da competição internacional "Mur", de Andra Tévy.

Festival Córtex premeia 'Coisa de Alguém'
Notícias ao Minuto

21:13 - 15/02/15 por Lusa

Cultura Curtas-metragens

"Este prémio vai para um primeiro filme de um realizador que consegue tornar-se invisível no quotidiano real e daí reconstruir um espaço humano sem nunca pôr de lado o humor que o lado trágico de uma perda pode dar", indicou o júri, segundo o comunicado divulgado após a cerimónia de encerramento do festival, que decorreu desde 12 de fevereiro no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

O júri, constituído pelo realizador Manuel Mozos, a atriz Margarida Vila-Nova, o ator Filipe Vargas e a atriz Inês de Medeiros, justificou o prémio atribuído a 'Mur', de Andra Tévy, descrevendo-o como um filme em que "o olhar prático e a sensibilidade na 'mise-en-scene' e direção de atores se destacam".

Foram igualmente atribuídas duas menções honrosas aos filmes 'Fúria', de Diogo Baldais, e à curta de animação 'Três Semanas em Dezembro', de Laura Gonçalves.

Na secção Mini-Córtex, em que competiam filmes destinados ao público infantil, foi galardoada a curta de animação 'Foi o Fio', da realizadora Patrícia Figueiredo.

O galardão foi uma decisão do júri desta secção, formado por José Jorge Duarte, pela professora Filipa Gonçalves, de uma escola do ensino básico de Sintra, e por um aluno desse estabelecimento.

Nesta edição do Córtex, o público também teve direito de voto e elegeu 'Não são favas, são feijocas', um documentário de Tânia Dinis, como vencedor do Prémio do Público.

Os diretores do Córtex, José Chaíça e Michel Simeão, anunciaram ainda as datas da próxima edição do certame, que decorrerá entre 25 e 28 fevereiro de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório