Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Miguel Pinheiro é um orgulho para o diretor da Escola de Dança

O diretor da Escola de Dança do Conservatório Nacional, Pedro Carneiro, disse que ficou orgulhoso com as distinções obtidas hoje por dois alunos da instituição, o português Miguel Pinheiro e o japonês Ito Mitsuru no Prix de Lausanne.

Miguel Pinheiro é um orgulho para o diretor da Escola de Dança
Notícias ao Minuto

19:50 - 07/02/15 por Lusa

Cultura Bailado

"Tenho muito orgulho", disse Pedro Carneiro à Lusa. "Tivemos dois finalistas, e os dois foram recompensados".

Para o diretor da escola lisboeta, "este resultado recompensa a preparação e o trabalho de ambos alunos realizado ao longo do ano". "O mérito é todo deles. Ambos são trabalhadores, perseverantes. Trabalham com muita paixão e dedicação", disse.

Os dois alunos apurados para a final da 43.ª edição do Prix de Lausanne conseguiram obter uma bolsa de formação, com um valor global de 50.000 francos suíços (perto de 50.000 euros).

Este montante destina-se a cobrir, durante um ano, despesas quotidianas de estudos, de alojamento e de gestão corrente.

O diretor da Escola de Dança do Conservatório Nacional disse que o resultado obtido hoje no Prix de Lausanne é um incentivo para outros alunos da instituição de Lisboa.

"Muitos alunos podem tomar o exemplo (...). Sabem que existem recompensas, quando existe trabalho", afirmou.

Pedro Carneiro acrescentou que os restantes candidatos portugueses - Alice Pernão, Teresa Dias e Francisco Patrício, também alunos da escola lisboeta - tem entrevistas marcadas para domingo, com diretores de escolas e companhias internacionais, no quadro do fórum especial de dança, organizado pelo Prix de Lausanne.

Lançado em 1973, o Prix de Lausanne constitui um dos mais exigentes certames de dança a nível mundial, para jovens entre os 15 e os 18 anos, na fase final de formação.

A Escola de Dança do Conservatório Nacional, cuja fundação remonta a 1839, é uma instituição de ensino artístico especializado, com ensino integrado, que tem como objetivo "a formação de bailarinos profissionais, nas áreas de dança clássica e dança contemporânea", como se lê na sua página na internet.

Nessa perspectiva, "a escola tem um programa de estudos fortemente baseado em Técnica de Dança Clássica, assim como em técnica de dança moderna, com base na técnica Graham, e, mais recentemente, com a introdução de técnicas contemporâneas relacionadas com o movimento americano pós-modernista".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório