Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

UNESCO abre em Évora centro dedicado à defesa do património

Um novo centro UNESCO dedicado à defesa do património vai começar a funcionar este mês em Évora, fruto de uma parceria que envolve nove entidades públicas e privadas da zona, foi hoje divulgado.

UNESCO abre em Évora centro dedicado à defesa do património
Notícias ao Minuto

11:32 - 16/01/15 por Lusa

Cultura Divulgação

O protocolo para a constituição do centro vai ser assinado, no dia 23 deste mês, na sede do Grupo Pró-Évora, que o vai acolher, entre os parceiros e a Comissão Nacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

"O centro UNESCO chama-se 'Património Mundial de Évora'. Esta designação indica logo que a sua grande preocupação é trabalhar em prol do património", disse hoje à agência Lusa Marcial Rodrigues, vice-presidente do Grupo Pró-Évora.

O responsável explicou que o novo centro vai procurar "colaborar e cooperar com outras instituições para afirmar os valores proclamados pela UNESCO", nomeadamente nas áreas da "educação patrimonial e da conservação e salvaguarda do património e dos bens patrimoniais".

A cooperação, segundo o vice-presidente do Grupo Pró-Évora, pode "envolver parcerias com a comunidade educativa e a organização de seminários e reuniões para sensibilizar a comunidade para as questões relacionadas com o património".

Além do Grupo Pró-Évora, integram a parceria a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Câmara de Évora e a Fundação Eugénio de Almeida.

A Direção de Serviços Região Alentejo da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Biblioteca Pública de Évora e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo são os outros parceiros.

Este novo centro UNESCO junta-se a um outro que funciona em Évora desde 2008, dinamizado pela Associação para o Desenvolvimento Comunitário, Cultural e Educativo, vocacionado para as questões do ambiente.

Com este novo centro, a rede portuguesa de centros e clubes UNESCO vai passar a contar com 27 estruturas em todo o país.

O centro histórico de Évora foi classificado pela UNESCO como Património da Humanidade em 1986.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório