Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Religião deve ser objeto de sátira

O escritor britânico Salman Rushdie prestou hoje homenagem ao trabalho do jornal satírico francês Charlie Hebdo, alvo de um atentado terrorista que causou 12 mortos, declarando que a religião deve ser objeto de sátira.

Religião deve ser objeto de sátira
Notícias ao Minuto

18:20 - 07/01/15 por Lusa

Cultura Salman Rushdie

O autor dos 'Versículos Satânicos' foi obrigado a viver na clandestinidade depois de o Irão lhe ter lançado uma sentença de morte por alegadamente ter insultado o Islão naquele livro, editado em 1988.

"Estou com o Charlie Hebdo, como temos todos de estar, para defender a arte da sátira, que sempre foi uma força pela liberdade e contra a tirania, a desonestidade e a estupidez", escreveu Rushdie na rede social de mensagens curtas Twitter.

"'Respeito pela religião' tornou-se uma frase código que significa 'medo da religião'. As religiões, tal como todas as outras ideias, merecem crítica, sátira e, sim, o nosso destemido desrespeito", adiantou o escritor na declaração, a que juntou a hashtag #JeSuisCharlie, que muitos têm estado a partilhar no Twitter numa mostra de solidariedade.

Para Rushdie, "a religião, uma forma medieval de irracionalidade, quando combinada com o armamento moderno torna-se uma ameaça real para as nossas liberdades".

"Este totalitarismo religioso causou uma mutação mortal no coração do Islão e vemos as trágicas consequências hoje em Paris", escreveu ainda o autor de "Os filhos da meia-noite".

O ataque aos escritórios do semanário satírico em Paris, com um balanço de 12 mortos, entre os quais os seus principais caricaturistas, e 20 feridos, ocorreu após anos de conflito entre o Charlie Hebdo e islamitas enfurecidos com o que viam como um ataque à sua religião.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório