Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

"O Velho do Restelo" de Manoel de Oliveira em Roterdão

A curta-metragem "O Velho do Restelo", de Manoel de Oliveira, que se estreou este ano no Festival de Veneza, integra a secção "Signals: Regained", do Festival de Roterdão, que abre em janeiro, foi hoje divulgado.

"O Velho do Restelo" de Manoel de Oliveira em Roterdão
Notícias ao Minuto

20:18 - 22/12/14 por Lusa

Cultura Curta-metragem

O filme conta com as atuações de Ricardo Trêpa, Luís Miguel Cintra, Diogo Dória e Mário Barroso para, respetivamente, encarnarem Dom Quixote, Camões, Teixeira de Pascoaes e Camilo Castelo Branco.

O 44.º Festival de Cinema de Roterdão realiza-se de 21 de janeiro próximo a 01 de fevereiro, e a programação total é anunciada no dia 14 de janeiro.

O filme estreou-se nas salas portuguesas, no passado 11 de dezembro, dia em que o realizador completou 106 anos.

"O Velho do Restelo" é descrito pelo ator Ricardo Trêpa como a visão de Manoel de Oliveira dos "tempos que correm - que não são famosos -, através de escritos antigos e feitos de grandes figuras da cultura portuguesa e não só".

Da parte da produtora O Som e a Fúria, Luís Urbano, que mobilizou os recursos para a rodagem da obra, afirmou que a receção ao filme no circuito de festivais foi "entusiástica" e que tem havido conversas sobre futuros projetos, dependentes "da disponibilidade física e de saúde" de Manoel de Oliveira, admitindo que, com o realizador, "tudo é possível".

Ricardo Trêpa, neto de Manoel de Oliveira, realçou o ânimo do realizador, sublinhando que "a saúde, para ele, não é uma barreira". "Até partir, assim será o raciocínio dele. Sempre foi um lutador. Não é agora que vai desistir de uma máxima de vida que é 'eu quero e hei de conseguir'. Vai até ao fim acreditar que vai fazer mais filmes".

A curta-metragem é descrita pela produtora como "um mergulho livre e sem esperança na História", reunindo, num banco do século XXI, "Dom Quixote, o poeta Luís Vaz de Camões e os escritores Teixeira de Pascoaes e Camilo Castelo Branco", a partir, precisamente, de um texto de Pascoaes.

O filme baseia-se em partes do livro "O Penitente", de Teixeira de Pascoaes, tem argumento do cineasta e teve estreia internacional no Festival de Veneza, onde foi exibido fora de competição, em setembro.

Manoel de Oliveira foi distinguido este mês com Legião de Honra francesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório