Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Prémios P.E.N. Clube são hoje entregues a sete autores

Os Prémios P.E.N. Clube, que distinguem este ano sete obras em quatro categorias, são entregues hoje em Lisboa, na Sociedade Portuguesa de Autores.

Prémios P.E.N. Clube são hoje entregues a sete autores
Notícias ao Minuto

10:00 - 18/12/14 por Lusa

Cultura SPA

A cerimónia, marcada para as 18:30, entrega os galardões, na área de Ensaio ao historiador Diogo Ramada Curto, o único a vencer sozinho numa só categoria, com a obra "Para que serve a História?", publicada pela Tinta da China.

Nas restantes áreas -- Poesia, Narrativa e Primeira Obra -- o júri atribuiu o respetivo prémio ex-aequo, distinguindo os autores Ana Luísa Amaral, Bruno Vieira Amaral, Gastão Cruz, Golgona Anghel, João Pedro Cachopo e Rosa Oliveira.

Na área de Poesia, os vencedores foram Gastão Cruz, com o título "Fogo", e Golgona Anghel, com o livro "Como uma Flor de Plástico na Montra de um Talho", ambos editados pela Assírio & Alvim.

Ana Luísa Amaral, com "Ara", obra editada pela Sextante, e Bruno Vieira Amaral, com o romance de estreia, "As Primeiras Coisas", editado pela Quetzal, venceram ex-aequo na categoria Narrativa.

Também na categoria Primeira Obra, o Prémio é partilhado por dois autores, João Pedro Cachopo, pelo "Ensaio sobre o Pensamento Estético de Adorno", publicado pela editora Vendaval, e Rosa Oliveira, pela obra "Cinza", publicada pela Tinta da China.

Estas distinções contam com o patrocínio da Direção-Geral do Livro, Bibliotecas e Arquivos e têm, em cada uma das modalidades, o valor pecuniário de 5.000 euros.

O P.E.N. Clube (Poetas, Ensaístas, Novelistas) foi constituído legalmente em Portugal, em 1979, fazendo parte do P.E.N Club Internacional, que é a maior e a mais antiga organização de escritores do mundo, criada em 1921, por autores ingleses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório