Estes prémios, atribuídos este ano pela primeira vez, pretendem distinguir personalidades que se destacam nas comunidades portuguesa e brasileira nos Estados Unidos.
"Queria manifestar a profunda honra que sinto por ser gracejado com tão prestigiado prémio", disse o ator Diogo Morgado, que não pôde estar presente, em mensagem enviada à organização.
Presentes na cerimónia estiveram outros homenageados, como o presidente da câmara de Newark, Ras Baraka, o músico Edgey Pires, da banda The Last Internationale, o apresentador de televisão José Figueiras e o modelo Kevin Sampaio, que foi homenageado junto com o irmão Jonathan.
"O objetivo é distinguir pessoas de diversas áreas que representam os valores do trabalho, dedicação e talento que caracterizam a nossa comunidade", explicou à agência Lusa o "designer" Ricardo Jerónimo, presidente da comissão da organização.
"É uma noite diferente, de gala, para celebrar o esforço de todas estas pessoas. Trabalharam muito, venceram e tornaram-se os melhores nas suas diferentes áreas. Merecem esta homenagem", acrescentou Ricardo Jerónimo.
Foram também distinguidos a atleta Sara Moreira, a jornalista do The New York Times Sofia Perpetua, os empresários Alice Pires, Manuel e Jackie Carvalho e Vitor Nogueira, a ativista comunitária Glória de Melo e a chef Luísa Fernandes, vencedora do concurso de televisão Chopped em 2009.
Criados em 2001 com a designação "Brazilian Awards", a organização decidiu este ano passar a distinguir cidadãos portugueses, bem como norte-americanos que se tornaram exemplo e inspiração para a comunidade.
"As duas comunidades sempre celebraram as suas conquistas separadamente. Mas todos partilhamos a mesma língua e, juntos, somos mais fortes", explicou Jerónimo, acrescentando que foram distinguidos norte-americanos "porque têm sido grandes amigos das nossas comunidades."
Durante o espetáculo, atuou Billy Paul, vencedor de um Grammy e autor do sucesso "Me and Mrs Jones".