Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Elementos do Orfeão de Portalegre lançam grupo 'pioneiro'

O primeiro grupo de cante alentejano formado no distrito de Portalegre vai apresentar-se ao público no dia 19 deste mês, sendo constituído pela maioria dos elementos masculinos que compõem o orfeão da cidade.

Elementos do Orfeão de Portalegre lançam grupo 'pioneiro'
Notícias ao Minuto

12:05 - 03/12/14 por Lusa

Cultura Alto Alentejo

O ensaiador do grupo, Domingos Redondo, explicou hoje à agência Lusa que a formação, 'pioneira' no Alto Alentejo, iniciou os ensaios há cerca de cinco meses, quando "nasceu no seio do Orfeão de Portalegre".

"Esta é uma secção do orfeão e vamos fazer a nossa apresentação no dia 19 deste mês, na Sé de Portalegre, onde decorre o tradicional concerto de Natal do orfeão", acrescentou.

Segundo Domingos Redondo, que exerce também a função de maestro no Orfeão de Portalegre, o grupo, que conta já com mais de 20 elementos, escolheu o nome de Os Lagoias para "prestar homenagem" aos naturais daquela cidade alentejana.

O cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, foi classificado, na semana passada, como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A distinção foi aprovada pelo Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade

"Nós formámos este grupo pelo gosto do cante alentejano, sem qualquer necessidade de dar nas vistas", referiu Domingos Redondo, lembrando que "muito antes de se falar" da candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade já os elementos envolvidos no projeto mantinham "contactos" e gostavam de "ver e ouvir" este tipo de música.

De acordo com o ensaiador, este "projeto pioneiro no Alto Alentejo não tem a ambição de aproveitar absolutamente nada", depois de o cante alentejano ter sido reconhecido pela UNESCO.

"É apenas pelo gosto e pela peculiaridade do seu cante, uma vez que é polifónico", disse.

A apresentação do grupo Os Lagoias vai decorrer na Sé Catedral de Portalegre, no dia 19 deste mês, tendo como 'padrinho' o Grupo Coral de Évora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório