Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Secretário-geral do PCP saúda decisão da UNESCO

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, saudou hoje o reconhecimento do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, considerando que vale a pena persistir na defesa da cultura e das artes.

Secretário-geral do PCP saúda decisão da UNESCO
Notícias ao Minuto

15:20 - 27/11/14 por Lusa

Cultura Cante alentejano

"É o reconhecimento de uma expressão profunda da cultura portuguesa identitária", afirmou Jerónimo de Sousa, numa declaração aos jornalistas, no parlamento.

Manifestando satisfação e orgulho, o secretário-geral comunista enalteceu o papel que várias associações e autarquias, em particular a de Serpa, tiveram para que fosse atingido o objetivo do reconhecimento do cante alentejano.

"Num momento tão difícil da política de direita que tem secundarizado a cultura, ao povo alentejano, aos grupos que o cantam, aos homens da cultura e das artes que têm sido secundarizados, vale a pena persistir porque a cultura é um bem precioso e também se insere nos valores de abril", declarou.

Jerónimo de Sousa afirmou ainda a importância da decisão para a promoção do cante e de novos projetos não só na área musical mas também turística.

O cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, foi hoje classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A distinção foi aprovada, hoje de manhã, pelo Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, que está reunido esta semana em Paris (França).

O comité aprovou a candidatura do cante alentejano e a sua inscrição na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório