Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ann Papoulis Adamovic estreia novo solo 'Mirage' na Culturgest

A bailarina e escritora norte-americana Ann Papoulis Adamovica, referência para a geração da Nova Dança Portuguesa, vai estrear na sexta-feira, na Culturgest, em Lisboa, um novo solo, "Mirage", que resulta de vários anos de reflexão.

Ann Papoulis Adamovic estreia novo solo 'Mirage' na Culturgest
Notícias ao Minuto

18:29 - 12/11/14 por Lusa

Cultura Bailado

De acordo com a Culturgest, este solo, desenvolvido em 17 cenas curtas, transmite, através de dança, música e filme, "reflexões fragmentadas sobre as trevas do nosso tempo e a busca da beleza para combater essas trevas".

Ann Papoulis Adamovic esteve várias vezes em Portugal desde meados dos anos 1980 para dirigir workshops com bailarinos como Margarida Bettencourt e Francisco Camacho, e para apresentar os seus solos na Bienal Universitária de Coimbra e na Culturgest.

Pelo seu trabalho em Portugal, é considerada uma formadora de referência para a geração da então chamada Nova Dança Portuguesa.

Foi professora no Merce Cunningham Studio de 1983 até ao encerramento em 2012, e deu aulas de "técnica Cunningham" a bailarinos, atores e cantores nas companhias da Ópera de Lyon, Philippe Decouflé, Angelin Preljocaj, Maguy Marin, Jean-Claude Gallotta, Karine Saporta, Rosas, Wim Vandekeybius, e Angels Margarit.

Também deu aulas em escolas de dança e teatro na Alemanha, Bélgia, Dinamarca, Escócia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Inglaterra, Jugoslávia, França, Grécia, Holanda, Israel, Portugal e República Checa.

Entre 1985 e 1998 criou e dançou solos em Nova Iorque e na Europa, nomeadamente "A Wolf´s Kiss", "The Sea Queen", "The Watercastle", "Medea", "Mind Visitors", "Dawn", "Antigone".

A criadora, que tem um percurso artístico que vai da dança ao teatro, passando pela música, Atualmente está a escrever "Merce's Meaning", um livro sobre a estética do bailarino e coreógrafo Merce Cunningham (1919-2009).

Os espetáculos na Culturgest realizam-se na sexta-feira e no sábado, às 21:30, no grande auditório.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório