Meteorologia

  • 16 JUNHO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 24º

Prémio António Quadros de Literatura Infanto-Juvenil entregue hoje

O Prémio António Quadros de Literatura Infanto-Juvenil é entregue hoje, pelas 15:30, na Biblioteca Municipal de Rio Maior, no Ribatejo, a Lara Xavier, autora de "Nunca digas nunca", obra ilustrada por Raquel Pinheiro.

Prémio António Quadros de Literatura Infanto-Juvenil entregue hoje
Notícias ao Minuto

11:25 - 25/10/14 por Lusa

Cultura Rio Maior

O júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa a "Este livro está a chamar-te (não ouves?)", de Isabel Minhós, com ilustração de Madalena Matoso.

O Prémio António Quadros é a escultura "Vida", de autoria de Cristina Rocha Leiria, e a Menção Honrosa, uma medalha, de autoria de Mafalda Samwell Diniz, sendo promovido pela Fundação António Quadros (FAQ).

A presidente do júri, a escritora Ana Maria Magalhães, afirmou que a obra vencedora "apresenta dez situações que se colocam com frequência às crianças, na intenção de as ajudar a refletir e a adotar atitudes positivas".

"As narrativas desenvolvem-se como se fossem redigidas por uma menina de oito anos e a autora conseguiu de facto vestir-lhe a pele, sem nunca perder o tom, o que não é fácil, além disso, resistiu à tentação de se dispersar em comentários e artifícios de linguagem a fim de impressionar os adultos", prosseguiu Ana Maria Magalhães, que salienta "a qualidade das ilustrações de Raquel Pinheiro".

Quanto à obra que recebe a Menção Honrosa, a presidente do júri salienta o facto de ser "um livro interativo e digital, mas em papel".

"Lá dentro, há alguém que chama o leitor. Para descobrir quem é, terá de atravessar uma floresta, um rio e uma tempestade e seguir as pistas deixadas pelo caminho; terá de avançar devagar e com paciência, porque os grandes amigos não se fazem a correr".

Trata-se de uma obra que "convida os novos leitores a criar, com as próprias mãos, uma relação pessoal com ele, a ser leitor e personagem e a deixar-se encantar pelos livros e pela leitura".

Também a FAQ entrega hoje os prémios às vencedoras ex-aequo do concurso infantil de desenho "Retrato de Fernanda de Castro", Daniela Sofia Adrião e a Rita Chambel Henriques, respetivamente de sete e nove anos.

Na Biblioteca Municipal de Rio Maior, a FAQ inaugura ainda a exposição "Fernanda de Castro: uma vida dedicada às crianças" que estará patente até 15 de novembro.

A mostra, realizada 20 anos após a morte da escritora e fundadora dos Parques Infantis, apresenta um conjunto inédito de peças bibliográficas, documentais e artísticas, entre as quais desenhos originais de Sarah Afonso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório