Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Lançada petição pela criação da Casa-Museu de Florbela Espanca

Uma petição pública "Pela criação da Casa-Museu de Florbela Espanca em Vila Viçosa", dirigida ao presidente do município, foi lançada na internet com o objetivo de homenagear e perpetuar a memória da poetisa na terra onde nasceu.

Lançada petição pela criação da Casa-Museu de Florbela Espanca
Notícias ao Minuto

19:44 - 08/10/14 por Lusa

Cultura Vila Viçosa

"Vila Viçosa tem uma dívida de gratidão para com Florbela", disse hoje à agência Lusa o autor da petição, o investigador Tiago Salgueiro, licenciado em Antropologia, considerando que "a homenagem, através de uma Casa-Museu que perpetue a sua memória, seria uma forma legítima de preservar o legado da poetisa".

Segundo o texto da petição, "existe um espólio, do Grupo Amigos de Vila Viçosa, que necessita de ser salvaguardado com urgência e que se encontra no posto de turismo de Vila Viçosa há décadas, sujeito às mais diversas agressões ambientais".

A petição refere que o município, juntamente com outras instituições locais e com o apoio da comunidade, "deverá desenvolver esforços para recuperar o espólio que se encontra no posto de turismo e tentar negociar um espaço para instalação da Casa-Museu no centro histórico de Vila Viçosa".

"Muitos turistas visitam Vila Viçosa na esperança de encontrar mais informações sobre Florbela e pensamos que a criação de uma Casa-Museu, devidamente estruturada e organizada, poderia dar uma resposta muito positiva e contribuir, deste modo, para a valorização da obra da poetisa", pode ler-se ainda no texto de Tiago Salgueiro.

Os subscritores da petição apelam ao município para que "tente encontrar forma de criar condições para que este património local seja dignamente salvaguardado e divulgado e permitida a sua fruição pública".

Contactado hoje pela Lusa, o vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa, Luís Nascimento, disse que "o município oficialmente não tem conhecimento desta petição".

Florbela Espanca, autora do "Livro de Mágoas", "Livro de Soror Saudade", "Charneca em Flor" ou "Juvenília", é considerada uma das mais brilhantes poetisas de língua portuguesa de todos os tempos.

A poetisa nasceu em Vila Viçosa, a 08 de dezembro de 1894, tendo falecido em Matosinhos, na noite de 07 para 08 de dezembro de 1930, com 36 anos.

Florbela Espanca foi sepultada naquela localidade do norte, mas os seus restos mortais foram depois trasladados para o cemitério de Vila Viçosa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório