Procurar

Ucranianos Kalush Orchestra, vencedores da Eurovisão, voltam a Portugal

A banda ucraniana Kalush Orchestra, que venceu a Eurovisão em 2022 com 'Stefania', vai atuar em Lisboa e no Porto em janeiro de 2026. Os preços dos bilhetes custam entre 35 e 39 euros. 

Ucranianos Kalush Orchestra, vencedores da Eurovisão, voltam a Portugal

© MARCO BERTORELLO/AFP via Getty Images

Márcia Guímaro Rodrigues
18/10/2025 18:15 ‧ há 22 horas por Márcia Guímaro Rodrigues

Cultura

Eurovisão

A banda ucraniana Kalush Orchestra, vencedora do Festival Eurovisão da Canção em 2022, vai regressar a Portugal em 2026 e tem dois concertos agendados: um em Lisboa e outro no Porto. 

 

Os Kalush Orchestra, encabeçados pelo rapper Oleh Psiuk, vão atuar a 4 de fevereiro de 2026 no Lisboa ao Vivo, na capital portuguesa, e no dia seguinte, 5 de fevereiro, no Hard Club, no Porto. Os preços dos bilhetes custam entre 35 e 39 euros. 

A digressão europeia da banda arranca a 18 de janeiro, em Lublin, na Polónia, e vai passar por países como Itália, Reino Unido, Suíça, Dinamarca, Chipre, Espanha, Portugal, Áustria, Eslováquia, República Checa, Alemanha, Países Baixos, França, Malta e Bélgica.

Após a digressão por solo europeu, a banda ucraniana, formada há seis anos, seguirá para a América do Norte, onde tem concertos agendados entre 4 e 22 de março em várias cidades dos Estados Unidos e em Calgary e Toronto, no Canadá.

Os Kalush Orchestra, recorde-se, venceram a Eurovisão em 2022, pouco tempo após o início da invasão russa da Ucrânia, com o tema 'Stefania', arrecadando um total de 631 pontos: 192 do júri e 439 público. 

'Stefania' foi escrita a pensar na mãe de Oleh Psiuk, mas começou a ser vista como um hino à mãe pátria e uma denúncia da guerra.

"Embora não haja uma só palavra sobre a guerra na canção, muitas pessoas começaram a associá-la com a mãe Ucrânia. Além disso, a sociedade começou a chamar-lhe um hino da nossa guerra", revelou a banda na altura em que divulgou o videoclipe da música, que foi gravado em vários lugares do país devastado pela guerra

Após atuar na Eurovisão, Psiuk pediu "ajuda" para o seu país, assim como para a cidade de Mariupol e a fábrica de Azovstal, onde estão entrincheirados cerca de mil soldados ucranianos.

A banda ucraniana já tinha atuado no Casino Estoril, no concelho de Cascais, em dezembro de 2022.

Leia Também: Participação de Israel na Eurovisão já não será votada em novembro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10