Os UHF lançaram precisamente há 45 anos, no dia 16 de outubro de 1980, um dos seus maiores êxitos: 'Cavalos de Corrida'.
A música, que rapidamente liderou o top nacional de vendas, foi primeiro single e a segunda gravação da banda portuguesa, depois da estreia com 'Jorge Morreu'.
Nascidos em Almada, os UHF colocaram 'Cavalos de Corrida' a acelerar país fora antes mesmo de chegar às lojas, num ano em que somaram 81 concertos e ajudaram a consolidar a nova vaga do rock nacional.
A canção, que ainda hoje é cantarolada por várias gerações, valeu à banda o primeiro disco de prata do rock feito em Portugal.
Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto o grupo revela que 'Cavalos de Corrida' teve, pelo menos, sete versões, algumas das quais gravadas ao vivo:
- Edição original - 1980
- Rough mix (Os Anos VC) - 1982
- Ao vivo c/ banda original (ao vivo - Julho, 13) - 1990
- Regravação c/ Renato Gomes (estúdio) - 2001
- Piano e vox (ao vivo) - 2011
- Ao vivo em Ovar (reggae) na pandemia - 2021
- Com 205 músicos – Europarque ao vivo - 2024
Lembram ainda os UHF que o autor da letra é António Manuel Ribeiro e o da música Renato Gomes.
Ao todo, a banda já editou 406 canções, 18 álbuns originais, 11 álbuns ao vivo e 25 coletâneas. Os UHF já ganharam dois discos de platina, oito discos de ouro e 13 discos de prata e venderam 387.558 discos.
Pelo oitavo ano consecutivo, os UHF encerram a digressão deste ano na Casa da Música, no Porto, a 26 de dezembro.
O concerto na Invicta será o número 1919 da carreira da banda — um marco impressionante que celebra quase cinco décadas de estrada e resistência no rock português.
Leia Também: MTV será (mesmo) Unplugged: Canais 'desligados' na Europa até fim do ano