O XIII Encontro de Escritores da Língua Portuguesa, que decorre até sábado, é organizado pela União das Cidades Capitais da Língua Portuguesa (UCCLA) e a Câmara Municipal da Praia, na ilha de Santiago.
Vão participar no encontro, nomes como Israel Campos (Angola), Ozias Filho (Brasil), Adolfo Lopes, Arménio Vieira (à distância, com texto), Dina Salústio, Germano Almeida, Hélio Varela (por vídeo), Manuel Pereira Silva, Nardi Sousa, Paulo Veríssimo, Princezito e Sérgio Raimundo (Cabo Verde), Teresa Moure Pereiro (Galiza), Emílio Tavares Lima (Guiné-Bissau), Joaquim Ng Pereira (Macau/China), Sérgio Raimundo (Moçambique), Hélia Correia, Isabel Castro Henriques (vídeo), Manuel Alegre (texto), Ricardo Araújo Pereira (Portugal) e Alice Goretti Pina (São Tomé e Príncipe).
Participarão ainda o escritor Cláudio Silva, vencedor da edição deste ano do Prémio de Revelação Literária UCCLA -- Câmara Municipal de Lisboa: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, e João de Sousa, da editora A Bela e o Monstro, responsável pela edição comentada de "Os Lusíadas".
O evento arranca hoje com um encontro entre escritores e estudantes, que decorrerá numa escola secundária e na Universidade de Cabo Verde, antes da abertura oficial que contará com a presença do Presidente da República cabo-verdiano, José Maria Neves, e que incluirá uma homenagem aos 50 anos da independência das ex-colónias portuguesas e ao V centenário de Camões.
Seguir-se-á a inauguração do busto de Camões na Biblioteca Nacional de Cabo Verde, oferecido pela UCCLA.
Camões continuará a ser tema num painel em que participarão vários escritores, como os prémios Camões Germano Almeida e Hélia Correia.
Literatura e humor, com Ricardo Araújo Pereira encerram o primeiro dia do encontro.
Na sexta-feira será apresentado o Prémio de Revelação Literária UCCLA-CML, com o premiado Cláudio da Silva.
Os 50 anos da independência das ex-colónias portuguesas dominarão a tarde do segundo dia do encontro que no sábado abordará a relação entre a literatura e a inteligência artificial.
Leia Também: PM são-tomense destaca parceria "duradoura e estratégica" com UE