Em comunicado divulgado hoje, a organização do Festival Internacional do Órgão e da Música Sacra (FIOMS) revelou que esta é a primeira vez que o evento se divide em duas temporadas, sendo que a primeira acontece de sábado a 30 de novembro e a segunda de 17 de janeiro a 15 de fevereiro.
Durante estes meses, o festival vai ter na sua programação "corais-sinfónicos, recitais de órgão, música coral e atividades formativas" espalhados pelo Porto, Maia, Valongo, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Espinho, Oliveira de Azeméis, Arouca, Vila do Conde, Felgueiras, Amarante e Paços de Ferreira.
Este domingo, na Sé Catedral do Porto, entre as 15h00 e as 18h00 terá lugar um concerto de Gregório Gomes, Rui Fernando Soares e Tiago Ferreira. E, às 21h30, uma atuação do organista alemão Wolfgang Zerer "arranca o concerto comemorativo que celebrará o 40.º aniversário do órgão da Sé Catedral do Porto".
"À semelhança das edições anteriores, as igrejas e monumentos históricos da região voltarão a transformar-se em espaços de fruição cultural e de descoberta musical", assegurou a organização, que destacou o "programa diversificado" da primeira temporada, que conta com "30 concertos de entrada livre, além de uma 'masterclass' internacional e uma conferência"
Para o diretor artístico do festival, Filipe Veríssimo, citado em comunicado, o evento é "um projeto de acesso livre, descentralizado e profundamente enraizado na identidade do Norte".
Uma "parte significativa" da programação do FIOMS passa ainda a integrar a "Rota dos Órgãos a Norte", de acordo com a organização do evento, que é apoiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
Leia Também: PJ deteve suspeito de tentativa de homicídio durante Noite Branca em Braga