Procurar

Fólio inaugura Mostra de Ilustração Para Imaginar o Mundo Sem Fronteiras

A PIM! Mostra de Ilustração - Para Imaginar o Mundo Sem Fronteiras abriu hoje portas na Galeria Nova Ogiva, em Óbidos, juntando ilustrações, fotografias e textos num projeto com curadoria de Mafalda Milhões.

Fólio inaugura Mostra de Ilustração Para Imaginar o Mundo Sem Fronteiras

© Laboratório de Ilustração Científica - Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro

Lusa
11/10/2025 22:20 ‧ há 5 horas por Lusa

Cultura

Folio

A mostra que se afirmou, desde 2015, como um dos pontos altos do Fólio - Festival Literário Internacional de Óbidos, entra nesta 10.ª edição PIM! num novo um ciclo: "A primeira temporada de um projeto enigmático, cheio de fantasia, onde a realidade e a ficção se cruzam num único espaço" e que, segundo a curadora do Ilustra, Mafalda Milhões, "dará muito que falar, ler e imaginar".

 

A galeria voltou hoje a ocupar o seu espaço de "casa da Ilustração" onde durante a exposição "não haverá fronteiras entre realidade e ficção" disse a curadora da mostra que este ano conta com a participação especial de João Francisco Vilhena, "desafiado a ilustrar, fotografando, a inexistência de fronteiras na imaginação".

Pela objetiva do artista passaram já 30 dos ilustradores que participaram na PIM ao longo das várias edições, num projeto que se estenderá  até 2030 e que reinurá fotos de mais de uma centena de ilustradores.

Às fotos de João Vilhena juntam-se as ilustrações de Nastya Varlamova, artista visual e ilustradora russa que nesta edição do Fólio "desafia-se, transformando a galeria Nova Ogiva num caderno de desenho, subindo às paredes, descendo as escadas, pendurando nos varandins as narrativas que se fundem com a arquitetura" da galeria onde a mostra ficará patente até ao dia 30 de janeiro.

A exposição "onde as possibilidades da arte acontecem nos diálogos entre imagens, esculturas e textos" patentes na galeria, conta ainda com a participação do designer editorial Jorge Silva e textos de Gonçalo M. Tavares.

"É um espaço de inteireza e diálogo, recusando o vazio e explorando as fronteiras para além do físico e do geográfico --- fronteiras do corpo, da consciência e do pensamento ", disse Mafalda Milhões sobre a mostra cuja inauguração foi mais uma vez antecedida pela entrega do Prémio Nacional de Ilustração 2025.

O prémio atribuído pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), distingue nesta edição o ilustrador André da Loba pelo conjunto de ilustrações do audiolivro Contos Cantados, com texto de Carlos Marques, numa coedição da Trismegisto e de O Bichinho de Conto.

Segundo a DGLAB a obra foi escolhida "pelo apurado equilíbrio gráfico entre texto e imagem, pela síntese ilustrativa e pelas soluções narrativas encontradas".

As Menções Especiais foram atribuídas a Carolina Celas, pelas ilustrações do livro Deputados do Futuro, Olá!, com texto de Isabel Minhós Martins, uma edição da Assembleia da República, e a Mariana Rio, autora do texto e da ilustração da obra Transparente, uma edição da Livros Horizonte.

Criado em 1996, o Prémio Nacional de Ilustração distingue anualmente um ilustrador pelo conjunto de ilustrações originais publicadas numa obra editada no ano anterior. O vencedor recebe um prémio de 10.000 euros e 1.500 euros adicionais para apoiar a deslocação à Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha.

A PIM! Integra-se na programação do Fólio Ilustra, um dos capítulos do Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorre na vila, do distrito de Leiria, até ao dia 19.

Sob o tema Fronteiras a 10.ª edição do festival conta com a participação de três laureados com o prémio Nobel da Literatura: escritora bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, o sul-africano J. M. Coetzee e o húngaro László Krasznahorkai.

Durante 11 dias realizam-se mais de 460 iniciativas, incluindo uma centena de conversas entre autores e o público, 15 mesas de autor, tertúlias, seminários, lançamento de livros, concertos e entregas de prémios.

Organizado pelo município de Óbidos, em parceria com a empresa municipal Óbidos Criativa, a Ler Devagar e a Fundação Inatel, o Fólio realiza-se desde 2015 na vila classificada como Cidade Criativa da Literatura pela UNESCO.

Leia Também: Nobel da Literatura vai estar ainda este mês num festival em... Óbidos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10